terça-feira, 28 de abril de 2009

Sessão de vídeo-conferência

Hoje Portugal e Brasil ficaram mais próximos.
Marvão e Castelo de Piauí encontraram-se na Biblioteca Escolar.
Através da Internet, usando um programa de vídeo-conferência, os nossos alunos do 6º ano estabeleceram o primeiro contacto com uma turma de 35 alunos da Escola Professora Osmarina, em Castelo de Piauí do Brasil.

Catarina Machado, assessora da Casa da Cultura de Marvão, explicou aos nossos alunos onde fica Castelo do Piauí e caracterizou um pouco esta região brasileira.


Com a ajuda de um projector multimédia e uma tela, com webcams e Internet, os alunos do 6º ano viram os colegas brasileiros e, claro está, os alunos brasileiros viram e ouviram os alunos do 6º ano. Apesar de alguns problemas técnicos (porque a distância é muita e esta foi a primeira experiência), foi muito positivo o balanço final.

A turma de 6º ano esteve sempre de olhos postos na tela, nas imagens que a webcam mostrava, nos rostos alegres dos colegas brasileiros.
O professor Manuel Graça, Director Executivo da nossa escola, e a professora Fernanda Fernandes, Directora da turma envolvida nesta actividade, saudaram os alunos e professores brasileiros. Em seguida, um de cada vez, todos os alunos do 6º ano tiveram a oportunidade de falar ao microfone. Apresentaram-se dizendo o nome, a idade, onde vivem e o que mais gostam de fazer nos seus tempos livres. Dois dos alunos de Santo António das Areias, a Cátia Saldanha e o Filipe Carlos, vestiram os fatos do rancho folclórico de que fazem parte para mostrar aos novos amigos brasileiros.

Foi uma experiência muito interessante!
Todos nós, alunos e professores, aguardamos o próximo contacto.

2 comentários:

zira disse...

E assim se encurtam distâncias, se trocam conhecimentos e podem nascer inclusivé amizades. Formidável!!! O mundo é mesmo uma aldeia global.Parabéns por esta iniciativa a todos os responsáveis.

Robson Lima disse...

Sem duvida nenhuma, foi um momento de interação entre estudantes dos dois municípios, um português e outro brasileiro, que jamais seria possível de outra forma que não a internet, até mesmo pela grande distância que nos separa. Foi gratificante ver o brilho nos olhos de nossos estudantes. Também colocamos um post no Blogue da Geminação, que pode ser acessado através do link abaixo:
http://portugalmarvaobrasil.blogspot.com/2009/04/alunos-de-castelo-do-piaui-e-marvao.html