segunda-feira, 27 de abril de 2009

As Choças

As choças eram sítios onde se davam reuniões secretas no final do século XVIII e no principio do século XIX. Eram chamadas de barracas por fora, e por dentro choca que na realidade significa a mesma coisa mas em vez de se chamar "casa" era uma "cabana de carvoeiros"
Das mais comuns, de planta circular, passando pelas quadrangulares até às raras de planta rectangular, registam-se com várias dimensões, quer em planta, quer em alçado. Esta variabilidade resulta, naturalmente, dos diferentes fins a que se destinavam, independentemente da época de construção. Nas imediações de Santo António das Areias, Porto da Espada e S. Julião é ainda possível observar algumas choças incluídas em pocilgas, destinadas a dar guarida a porcos. Estas, apresentam, na sua maioria, portas cuja altura raramente ultrapassa os cem centímetros, sendo, naturalmente a sua cobertura de dimensões reduzidas. Na encosta norte de Marvão, por entre os grandes afloramentos graníticos e especialmente nas imediações dos Cabeçudos e Barretos podem encontrar-se as de maiores dimensões. Utilizadas até há pouco tempo como casas de habitação estas choças, cujo diâmetro interno por vezes ultrapassa os cinco metros e da base ao topo do cone de cobertura chegam a atingir os oito metros, podiam encontrar-se aglomeradas formando pequenos aldeamentos.
Com uma técnica de construção rudimentar mas muito eficiente, estas choças utilizam no seu fabrico unicamente matéria-prima obtida localmente. A estrutura lítica é composta, invariavelmente, por blocos de pedra justapostos sem auxílio de qualquer tipo de argamassa. Sobre esta estrutura de pedra assentam vários barrotes, geralmente de madeira de castanho que inflectindo para o interior dão forma ao esqueleto da cobertura cónica que os irão cobrir. Pelo Outono cortam-se as giestas que entrelaçadas e por vezes atadas cobrem completamente a estrutura de madeira previamente montada. Uma porta, por norma de castanho, possibilita o acesso ao interior formado por um só espaço. Na parte superior da porta abre-se geralmente um pequeno postigo ferrado.

Rodrigo Maridalho

6ºA

Nenhum comentário: