segunda-feira, 15 de março de 2010

1º dia da Semana da Leitura

O 1º dia da Semana da Leitura 2010 começou hoje pela voz de Inês Ramilo, aluna do grupo EFA-NS. Acompanhada pela professora bibliotecária, ao longo do dia, a Inês interrompeu por alguns minutos as aulas de 2º e 3º ciclos para deixar uma mensagem especial. Declamou dois poemas, um escrito em 1959 pela sua avó e outro escrito por Célia Sá, presentemente sua professora de Direito na EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado. Publicamos no blogue o poema da docente Célia Sá:
Livro
Livro...
~~~
Saber,
conhecimento,
poesia,
viagem,
sonho,
imagem...
~~~
Dança das letras,
das palavras e das frases,
irrepetíveis e efémeras:
únicas.
~~~
O trago ideal,
insubstituível,
voraz e
eloquente.
~~~
A companhia perfeita,
Seja em Istambul,
Rio de Janeiro, Paris
Ou Budapeste...
Livro...
Um amigo sempre presente.
~~~
Professora Célia Sá
Ainda durante a manhã, seguiu-se a leitura dramatizada da história tradicional "O rei vai nu". Depois de terem ensaiado com a professora de Língua Portuguesa, Sofia Cid, os alunos do 7º A apresentaram na biblioteca escolar o seu trabalho aos colegas de 1º e 4º anos.

Mais tarde, depois do almoço, os alunos do 4º ano e a professora Ana Rita visitaram a sala de aula dos colegas de 1º, 2º e 3º anos. Foram apresentar um texto que fizeram inspirado num poema da escritora Luísa Ducla Soares. Deixamos aqui no blogue o trabalho dos alunos do 4º ano:
Se vocês vissem o que eu vi
~~~
Se vocês vissem o que eu vi nas verdes terras do Minho:
um galo a beijar o bico de um pintainho.
~~~
Se vocês vissem o que eu vi nas serras de Trás-os-Montes:
um rato a tomar banho nas águas das fontes.
~~~
Se vocês vissem o que eu vi junto das vinhas do Douro:
um elefante a brincar às escondidas com um touro.
~~~
Se vocês vissem o que eu vi numa cidade da Beira:
uma girafa a acender uma lareira.
~~~
Se vocês vissem o que eu vi num pinhal da Estremadura:
uma velha a fazer a cambalhota, que até perdeu a dentadura.
~~~
Se vocês vissem o que eu vi para os lados do Ribatejo:
um tubarão a comer um bolo de azulejo.
~~~
Se vocês vissem o que eu vi para as bandas do Alentejo:
uma zebra a comprar um licor de poejo.
~~~
Se vocês vissem o que eu vi numa praia do Algarve:
um golfinho a cantar uma serenata a uma ave.
~~~
Alunos do 4º ano

2 comentários:

Tech e o Mundo disse...

beMas quem bem que nós ficamos na foto!!!!

Biblioteca Escolar disse...

E que bem que apresentaram o vosso trabalho inspirado no poema da escritora Luísa Ducla Soares!