sexta-feira, 19 de março de 2010

5º dia da Semana da Leitura

Para começar...

Convidámos para o último dia da Semana da Leitura Natália Pina, Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares. Pedimos que visitasse a nossa Escola para contar uma história aos alunos do ensino pré-escolar. O convite foi imediatamente aceite e a Natália mostrou alguns dos seus livros, contou histórias e ainda ofereceu um livro para a sala destes meninos e meninas. Em sinal de agradecimento, desafiados pela educadora Lourdes Sousa, os alunos do grupo pré-escolar contaram à Natália a história que representaram ontem para os seus encarregados de educação. A manhã passada com a Natália foi mágica! Obrigada, Natália, pela disponibilidade, pela simpatia e pelo carinho para com os nossos meninos. Ficará na nossa caixinha de boas recordações e o vídeo de uma das leituras fica aqui no arquivo do blogue.

~~~

Mais tarde...

Pelas 14h30 foi o momento de actuação dos alunos de 2º e 3º anos. O refeitório encheu-se com os seus encarregados de educação e os colegas de 1º e 4º anos. Levaram à cena a peça "O Pirata das Ilhas da Bruma", depois de a terem ensaiado com a professora Carla Salgueiro. O lindíssimo cenário foi produzido por Joaquim Carita, encarregado de educação, e os belíssimos fantoches foram elaborados pelos alunos do 7º A, nas aulas de Educação Visual e sob orientação da professora Cátia Rodrigues. Estão de parabéns todos os envolvidos nesta actividade. O vídeo assim o prova.

Ao fim da tarde os alunos do 8º ano montaram uma exposição no corredor em frente da Biblioteca Escolar. Para assinalar o Dia Mundial da Poesia e os 150 anos do Tratado Luso-Nipónico, os alunos seleccionaram poemas japoneses e, durante as aulas de Educação Visual, sob orientação da professora Cátia Rodrigues, ilustraram os textos em pequenas telas. Utilizaram guache e o resultado final é, como se pode ver, muito interessante. Parabéns aos jovens pintores!

3 comentários:

Folhear disse...

Estas palavras sensibilizaram-me até às entranhas! Eu é que agradeço.
E agradeço com todas as palavras, aquelas que se dizem…
Há palavras que se dizem, palavras que se levam, palavras que se oferecem e palavras que se trazem....
Obrigada pelas palavras que me ofereceram. Essas eu trouxe-as bem guardadas. Sabem onde?
Adivinhem…
Dou-vos uma pista, está na ultima pagina do livro que vos ofereci (Pinguim de Polly Dunber).

Foi aí que guardei as vossas palavras bem guardadinhas.

Beijinhos
Natália

Paula disse...

Fiquei muito feliz ao saber que a Natália tinha estado em Santo António.
E mais feliz fiquei agora ao saber que gostou da forma como foi recebida! Só podia ser assim claro!

Um filho especial, só podia ter uma mãe também muito especial.

Beijinhos grandes
Paula Lança

Folhear disse...

Ai Paula!! Obrigada!
Fui a Santo António sim e adorei.
ADOREI.
Vi a sessão de fantoches onde a Leonor participava e aí conheci a irmã da Paula e o novo rebento.Como o mundo é pequeno!

Beijinhos

Natália