quarta-feira, 24 de março de 2010

Clube dos Cientistas - 3ª sessão




Decorreu hoje a terceira sessão do Clube dos Cientistas. Já que à sessão anterior faltaram alguns alunos, por terem uma prova desportiva, insistimos nas experiências. O grupo, composto por elementos de 2º e 3º ciclos, foi recebido e auxiliado pela professora bibliotecária e pela professora Adriana Rosa.

O primeiro grupo quis encher um balão sem soprar e conseguiu. Bastou utilizar vinagre e bicabornato de sódio e descobrimos que o balão enche mais se aumentarmos a quantidade de bicabornato. À terceira tentativa correu mesmo bem.

O segundo grupo começou por colocar uma pinha dentro de água para a vermos fechar, mas só se consegue ao fim de uma hora. Amanhã esperamos ver o resultado a 100%. Este mesmo grupo quis ainda fazer malabarismos com bolas de pão. As bolas de pão foram introduzidas num recipiente com água das pedras e não se viu grande espectáculo porque foi usado pão de forma embalado. Voltámos a experimentar com pão feito na padaria e a diferença foi grande, as bolinhas começaram a subir e a descer sem parar.

O terceiro grupo preparou a erupção de um vulcão. O vinagre e o corante alimentar vermelho, quando deitados sobre o bicabornato de sódio, causaram uma bela erupção. Resultou melhor à segunda tentativa.

Durante e após cada experiência os alunos explicaram as reacções, auxiliados pela professora Adriana sempre que necessário. No final da sessão houve ainda tempo para discutir os próximos encontros do clube dos cientistas.

Nenhum comentário: