sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dia Mundial do Livro 2010

Aqui na EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado assinalámos o Dia Mundial do Livro com actividades diferentes.
Durante a manhã recebemos na Biblioteca Escolar os alunos de 5º e 6º anos, vieram acompanhados pelos dois professores de EVT e pela professora de Ciências da Natureza, Filipe Martins, Carla Pacheco e Adriana Rosa respectivamente. Os alunos do 5º ano apresentaram aos colegas do 6º ano um livro que têm vindo a elaborar desde o 1º período, "O ABC dos animais". Há animais de A a Z e os autores deste livro fizeram muita pesquisa para descobrir de que se alimentam os animais, onde vivem, como são... No final, a turma ofereceu o seu livro à BE. Que bom!
O grupo de alunos do 6º ano apresentou aos colegas do 5º ano o conjunto de álbuns ilustrados que começaram a elaborar no início do 2º período, depois de terem ficado a conhecer na BE o álbum "Onda". São nove bonitas histórias, todas elas contadas sem palavras.

Os alunos do 1º ciclo, em duas sessões diferentes, estiveram também na BE para visitar a exposição dos livros que têm vindo a elaborar desde o início do 1º período. A turma de 2º e 3º anos, por ter visitado a exposição no final do dia, encontrou também os livros dos colegas do 2º ciclo. Até contaram à professora bibliotecária a história de um dos álbuns ilustrados. Todas as turmas do 1º ciclo assistiram a um episódio da série Jacob Two-Two. "Jacob Two-Two e a identidade do rato dos livros" foi a aventura a que assistiram e que depois discutiram com a professora bibliotecária.

No final do dia a BE estava repleta de livros novos, feitos pelos alunos. Estes são os livros das turmas de 1º ciclo, com ilustrações e textos da sua autoria.

O "ABC dos Animais", da autoria da turma de 5º ano.

Os álbuns ilustrados pelos alunos do 6º ano.

A nossa mostra de livros estava bastante composta!

Outra actividade dinamizada resultou de uma proposta feita pela professora bibliotecária ao corpo docente da Escola. Cada professor fotografou-se ou pediu que o fotografassem num momento de leitura e o produto final compôs a exposição "Ele lê, ela lê, eles lêem... E tu?!"

O expositor da BE, no corredor do 1º piso foi muito visitado durante o dia de hoje! E a exposição lá continuará na próxima semana. Colocaremos mais fotos? Talvez... Vão passando pelo expositor e confirmem...

Os alunos do 7º ano escreveram alguns textos sobre o livro e a leitura, trabalhos que se encontram também no corredor do 1º piso. Publicamos o de uma das alunas do 7º ano:
~~~
Ler é conhecimento.
Inventar histórias,
Vivê-las no pensamento.
Rios de palavras numa folha em branco
Onde se escreve a história que vivemos hoje e sempre.
Laura Santos - 7ºB
~~~

Nenhum comentário: