terça-feira, 27 de outubro de 2009

Fazer nascer livros novos

Aconteceu hoje. Nasceram muitos livros novos. Onde? Na Biblioteca Escolar. Querem saber como foi? Nós contamos tudo!
Pegámos no livro "Ler Doce Ler", de José Jorge Letria", e escolhemos alguns excertos muito bonitos para compor uma mensagem especial. Depois perguntámos aos alunos do 5º ano se gostariam de apresentar esse trabalho aos colegas do 1º ciclo. Aceitaram e ensaiaram com os professores Fernanda Fernandes e Jorge Mira na aula de Estudo Acompanhado. Hoje foi o dia em que estiveram connosco na BE para fazerem três apresentações. Foi assim:

Houve um pequenino diálogo com os alunos do 1º ciclo, sobre a apresentação dos colegas do 5º ano, e em seguida concordámos todos em fazer nascer livros novos. Entregámos capas, folhas brancas e ráfia para fazer a encadernação. Houve também tempo para escrever o título do livro, o nome do autor e a data e ilustrar a capa. Fotografámos alguns trabalhos:

Livro individual

Livro de grupo

Depois de momentos de reflexão e negociação, ficou combinado que as páginas dos livros vão encher-se a pouco e pouco com os textos que os alunos do 1º ciclo vão escrevendo na sala de aula. Mais tarde, no Dia do Livro, faremos uma exposição na Biblioteca Escolar. Vai ser muito interessante!

Nenhum comentário: