quarta-feira, 21 de abril de 2010

Novas tecnologias, História e Leitura

Também os alunos de 2º e 3º anos estiveram hoje na biblioteca escolar para conhecer a obra "O Tesouro" na Biblioteca de Livros Digitais do Plano Nacional de Leitura. Depois de terem ouvido a história e ter apreciado as ilustrações com a ajuda da tela e do projector multimédia, os alunos fizeram grupos de três elementos e ocuparam os computadores.
Começaram por entrar na Biblioteca de Livros Digitais com um nome de utilizador e uma palavra-chave que a professora bibliotecária deu a cada grupo. Todos os alunos, desta forma, aprenderam a autenticar-se na Biblioteca de Livros Digitais do PNL.

Em seguida, todos os grupos desenvolveram a actividade proposta no final do livro "O Tesouro". No espaço destinado ao efeito escreveram textos baseados na investigação feita, com ajuda dos familiares, sobre a Revolução dos Cravos.

Terminada a tarefa, todos os grupos publicaram o seu trabalho. Na imagem que se segue encontra-se o exemplo de um desses textos. Será ainda necessário editar cada publicação para corrigir algumas gralhas, típicas de quem escreve com prazo estipulado e curto!

Foi uma actividade bem diferente, envolvendo a leitura e as novas tecnologias, um momento aliciante e a repetir. Durante toda a actividade, a turma de 2º e 3º anos foi auxiliada pela professora bibliotecária, pela assistente operacional da biblioteca escolar e pela professora Carla Salgueiro, professora titular deste grupo de alunos.

Nenhum comentário: