quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Ler sem texto

Fruto de uma actividade planificada pelos professores Paula Morgado, Carla Pacheco e Filipe Martins, os alunos do 6º ano estiveram hoje na Biblioteca Escolar para ler um livro... diferente.
"Onda" é um maravilhoso álbum ilustrado em que a sua autora, a coreana Suzy Lee, nos conta uma deliciosa história sem ter escrito uma única palavra nas páginas desta obra. A talentosa ilustradora relata-nos de forma apaixonante o primeiro encontro entre uma menina e o mar.
Enquanto ouviam o som do mar e das gaivotas no belíssimo trabalho "Ocean Surf", os alunos do 6º ano foram lendo em silêncio as páginas que a professora Paula revelava a pouco e pouco. Seguiu-se o reconto oral da história e os professores Carla Pacheco e Filipe Martins explicaram alguns aspectos importantes presentes nas ilustrações de Suzy Lee: as cores, o traço simples, a semelhança entre as reacções da menina e os comportamentos das gaivotas face ao mar...
Os três professores fizeram então uma proposta à turma do 6º A e os alunos iniciaram hoje mesmo, na BE, os trabalhos. Até à Semana da Leitura, em Março, elaborarão os seus próprios álbuns ilustrados, altura em que apresentarão aos colegas as histórias que estão já a contar... sem palavras. Aqui na Biblioteca ficamos à espera com muita curiosidade!

Nenhum comentário: