domingo, 28 de fevereiro de 2010

História - 9º ano



Estamos a poucos meses dos 65 anos desde o fim da guerra mais devastadora que algum dia a Humanidade jamais conheceu, refiro-me obviamente à II Guerra Mundial.
Para assinalar esta data, a turma do 9ºA da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado, em colaboração com a equipa da Biblioteca Escolar, resolveu realizar uma exposição e um ciclo de filmes sobre este tema.
Jamais poderemos esquecer a devastação e os 50 milhões de mortos que este conflito provocou, bem como os regimes políticos totalitários (Comunismo de Joseph Estaline e Nazismo de Adolf Hitler) que estiveram na origem de perseguições, assassinatos em massa e desprezo total pelo valor da vida humana.
Este conflito, tal como os anos que o antecederam, deu a conhecer o que de pior caracteriza o ser humano, mas também revelou estratégias militares brilhantes, operações de salvamento fantásticas e o espírito de entreajuda dos povos.
Portugal, liderado pelo Dr. António de Oliveira Salazar, conseguiu a muito custo manter-se numa posição neutral, no entanto as consequências indirectas da guerra afectaram todos aqueles que viveram nesta época.
Nesta exposição, procuramos abordar as temáticas da propaganda nazi, fascista, comunista e das democracias inglesa e norte-americana.
Também, como não podia deixar de ser, dedicamos uma parte da nossa exposição aos campos de concentração nazis e comunistas. Finalmente, tentamos demonstrar o efeito devastador das bombas atómicas, lançadas pelos americanos nas cidades japonesas de Hiroxima e Nagasaki e os efeitos que provocaram ao longo de várias décadas.
Esperamos que esta iniciativa alerte a nossa comunidade para o perigo de um conflito com esta dimensão, agora que países como o Irão tentam desenvolver armas nucleares e ameaçam usá-las contra outros povos.
Vítor Manuel Almeida Vieira Agostinho
(Docente de História)

Nenhum comentário: