sexta-feira, 16 de maio de 2008

LEITURA EM VAI E VEM


No âmbito do projecto de promoção da leitura em família, o Plano Nacional de Leitura lançou uma proposta para a Educação Pré-escolar, designada "Leitura em vai e vem", à qual a nossa sala aderiu. Depois de ter sido enviada toda a informação aos pais, avançámos com este projecto no dia 17 de Abril e, até à data, todos os pais aderiram a esta iniciativa.

É um projecto que promove a interacção escola-família, além da promoção da leitura desde tenra idade.

Na sala procedemos a registos das leituras efectuadas em casa com as crianças. Temos uma tabela de duas entradas, onde cada criança regista quem lhe contou a história. Existe uma outra tabela onde registamos os elementos paratextuais do livro, as personagens e o tema da história, bem como o quanto gostaram do livro.

Em casa, com os pais, as crianças registam as palavras novas que aprenderam e elaboram um desenho sobre a história.

Vamos continuar e esperamos por mais livros!

Madalena Charruadas

(Educadora de Infância)

O que eles pensam sobre as leituras em vai e vem:

"Gostei de ver o livro e de ouvir a história contada pela mãe." - Beatriz, Liliana, Vasco

"Eu gostei muito de fazer o desenho da história." - Joana

"Gosto das histórias e de fazer o desenho." - André, Catarina, Diogo Saldanha, Inês, Laura, Margarida, Bruno

"A minha mãe contou a história e juntos descobrimos novas palavras e eu fiz o desenho." - Diogo Lança

"Eu acho as histórias muito bonitas." - Marta, Filipe

"Gostei de ler o livro com a mãe." - Alexandre

"Gosto de levar a mochila para me contarem a história, aprendi palavras novas." - João Pedro Firmino

"Eu no livro aprendi que devemos proteger as árvores." - João Pedro Garcia

Nenhum comentário: