quarta-feira, 14 de maio de 2008

CONSTRUÇÃO DE FORNOS SOLARES


A AREANATejo tem a sua sede em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, na cidade de Portalegre. É uma associação que tem por missão promover e desenvolver projectos e métodos que contribuam para a utilização racional da energia, a valorização e o melhor aproveitamento dos recursos energéticos, a gestão ambiental e a preservação do meio ambiente, tendo em vista a promoção de um desenvolvimento local sustentável.

A Escola recebeu no início do ano lectivo, trazida por dois engenheiros da AREANATejo, uma proposta: construir fornos solares com os alunos e sensibilizá-los para a necessidade de preservar e gerir a energia e o ambiente.

O projecto começou no segundo período e ficou concluído recentemente. Nas aulas de Área de Projecto, com as professoras Olga Rego e Paula Morgado, os alunos do 5º ano dedicaram-se com muito entusiasmo à construção de fornos solares. Neste momento aguardam com expectativa um dia de sol bem quente para poderem utilizar os seus arrojados trabalhos. Fizeram já alguns testes e constataram que os fornos aquecem aquilo que é colocado no seu interior. Enquanto o tempo não está de feição, estes alunos dedicam-se já a um projecto proposto no manual de Inglês: a construção de ecopontos.

Nenhum comentário: