Este é o blog da Escola Básica Integrada Dr. Manuel Magro Machado, dinamizado pela Equipa Coordenadora da Biblioteca Escolar. Neste espaço poderão ler e comentar algumas das actividades que promovemos na Escola.
sexta-feira, 30 de maio de 2008
FEIRA DE ARTESANATO – de 2 a 6 de Junho
Venha ver! No pátio da Escola… Com artesãos a trabalhar ao vivo, mostra e venda dos seus trabalhos.
PROGRAMA
Segunda-feira, 2 de Junho – 10h – Felícia Amador (Designer de moda)
14h – João Manuel Rosado (Ferro)
Terça-feira, 3 de Junho – 10h – Joaquina Bonacho (Olaria)
14h – Inês Ramilo (Papel)
Quarta-feira, 4 de Junho – 10h – Manuel Escarameia (Cestaria)
14h – Olga Rego (Bijutaria)
Quinta-feira, 5 de Junho – 10h – José Brás (Madeira)
14h – Venda de trabalhos dos alunos da CERCI
Sexta-feira, 6 de Junho – 10h – Joaquina Coelho (Bordados c/ casca de castanha)
Durante a preparação da actividade de declamação poética, em que descobrimos que Santo António das Areias é uma localidade rica em poetas, nós, as professoras da Equipa Coordenadora da Biblioteca Escolar, tivemos conhecimento da existência de um pequeno tesourinho literário na família de uma aluna da Escola. Inês Ramilo, Encarregada de Educação de Margarida Ramilo do 7º ano, enviou-nos pela filha um documento já muito amarelecido pelo tempo. Neste caderninho, que se pode ver nas fotos acima, a bisavó da Margarida escreveu poemas da sua autoria e dedicou-os aos netos. Margarida Martins Lança foi registando numa caligrafia perfeitinha os seus poemas, entre 1952 e 1962, salientando-se que muitos deles foram recitados no Teatro da Beirã, no Teatro da Sociedade de Santo António das Areias e também na Casa do Povo da localidade. Os netos desta senhora, ainda crianças na época, recitavam os poemas da avó em ocasiões especiais como a Festa de São Marcos, o Natal ou até mesmo uma récita a favor das vítimas em Angola no ano de 1961.
Transcrevemos na íntegra o último poema deste tesourinho de família:
Em parceria com a Biblioteca Itinerante da Câmara Municipal de Marvão, a Equipa Coordenadora da Biblioteca Escolar levou a efeito uma sessão de esclarecimento sobre a União Europeia. Esta sessão, pensada no âmbito do Dia da Europa (9 de Maio) e Ano Europeu do Diálogo Intercultural, foi conduzida por Ana Pereira, Técnica de Informação do Centro Europe Direct do Alto Alentejo.
A actividade decorreu na Biblioteca Escolar e teve como público-alvo as duas turmas de 5º e 6º anos de escolaridade. Os alunos assistiram a um filme animado e, deste modo, ficaram a saber mais sobre a história da União Europeia, os países que a compõem e as suas finalidades. Ao filme seguiu-se um momento de diálogo entre a audiência e a Técnica de Informação, que respondeu às muitas questões dos curiosos alunos do 2º ciclo.
Até ao final da semana, toda a comunidade escolar poderá ver no corredor em frente da BE a exposição sobre a União Europeia, composta por muitos cartazes, alguns livros e folhetos informativos oferecidos pelo Centro de Informação Europe Direct do Alto Alentejo.
Mais informações sobre as sessões de esclarecimento e outras actividades promovidas pelo Europe Direct disponíveis em:
Comemora-se a 22 de Maio o Dia do Autor Português. A Equipa Coordenadora da Biblioteca Escolar não quis deixar de assinalar esta data e homenagear os poetas da nossa praça, celebrar a criação, a liberdade de expressão e o povo. Na sessão pública de poesia, que hoje decorreu no Largo da Igreja de Santo António das Areias, poetas e alunos da Escola partilharam com o público a palavra e a mensagem poética de alguns autores populares.
São vários os agradecimentos que queremos fazer:
- À Junta de Freguesia da Beirã, por nos ter disponibilizado as cadeiras...
- À Câmara de Marvão, por nos ter disponibilizado os aparelhos de som...
- Ao senhor António Machado e ao senhor Luís Barradas, por tanto nos terem ajudado antes da actividade e no decorrer da mesma...
- Ao senhor Vidal, por tão prontamente ter concordado em declamar a poesia de autores conhecidos...
- Ao senhor José Máximo, por ter partilhado alguns poemas dos seus dois livros de poesia...
- À Leonor Sobreiro, por nos ter deliciado com a sua alegria, espontaneidade e empenho...
- À Mafalda Machado, por ter dado a conhecer um poema da sua mãe e outro da avó...
- À Cristiana Rodrigues, por ter declamado um poema que escreveu em conjunto com o pai...
- À Neuza Saldanha, por ter apresentado poemas seus e outros do avô...
- À Raquel Batista, por ter relembrado quadras de Fernando Pessoa...
- À Filipa Andrade, ao Filipe Carlos e ao Pedro Caldeira por terem recitado poemas de Américo Paiva, António Mendes, Antónia Campos e António Sardinha...
- Às pessoas que se deslocaram ao Largo da Igreja e assistiram a esta actividade...
A Equipa Coordenadora da Biblioteca Escolar da EBI C/JI Dr. Manuel Magro Machado dinamiza, no dia 21 de Maio pelas 17 horas, uma sessão pública de declamação poética. Esta actividade, na qual participarão alunos da Escola e poetas populares da localidade, terá lugar no Largo da Igreja de Santo António das Areias ou, caso chova, no Grupo Desportivo Arenense.
VENHA ASSISTIR, conheça o trabalho dos nossos alunos e poetas populares!
"Era uma vez uma gota cheia de sede. Não faz sentido, mas acreditem que assim era.
Esta gota de água queria matar a sede a alguém que tivesse muita sede. Desejo grande, desejo único que a arredondava mais e mais, e a enchia de fé como um coração palpitante. Mas não havia meio. Cavalgando uma nuvem,(...)"
Estavas a gostar da leitura? Queres saber como acaba a história "A gota com sede" do escritor António Torrado? Procura na Biblioteca Escolar o livro "Água".
Esta pequena obra foi editada pela Associação de Jovens Professores da Região Alentejo (AJPRA), cujo objectivo é, de uma forma lúdica e pedagógica, educar e sensibilizar as crianças e os jovens para a preservação e para o uso eficaz da água. O livro, numa edição bilingue, em português e espanhol, aborda a temática da água sobre diferentes perspectivas e através de quatro contos da autoria de Matilde Rosa Araújo, Maria Alberta Menéres, António Torrado e José Jorge Letria, acompanhados de ilustrações de Francisco Bilou. A edição deste livro está inserida num projecto luso-espanhol dedicado à preservação da água, que a AJPRA está a desenvolver em parceria com outras entidades, como o Conselho da Juventude da Extremadura espanhola e a Federação das Associações Juvenis do Alentejo.
A jornalista da Escola, Mafalda Machado do 5º ano de escolaridade, terminou a edição de Maio do seu jornal. Está de parabéns pela qualidade do trabalho! Nele podemos encontrar os seguintes temas:
Actualidades:Tokio Hotel / Mariluz Cortez
Personalidades:Carla Bruni & Nicolas Sarkozy
Desporto:WWE
Livros:Harry Potter e os Talismãs da Morte
História:D. Afonso Henriques
Gastronomia:Boleima batida (receita)
Passatempos:Anedotas / desenhos para colorir
O jornal MCM encontra-se na BE, em destaque junto das revistas Visão, Visão Júnior e Alentejo Terra Mãe. A não perder!
Ao comprar um produto de comércio justo está a pagar um preço justo ao produtor pelo seu trabalho, negociado com o próprio e suficiente para cobrir as despesas de produção e para permitir ao produtor uma vida digna.
Na próxima semana, de 12 a 16 de Maio, o corredor em frente à Biblioteca Escolar transforma-se numa Galeria de Arte. Nela estarão expostas as aguarelas que os nossos Pequenos Ilustradores pintaram durante as visitas à exposição de ilustrações de Cristina Malaquias. Desde o Infantário ao quarto ano de escolaridade, giríssimo!
O patrono da escola é o Dr. Manuel Magro Machado, médico de clínica geral e dentista, grande figura local. Foi presidente da Câmara Municipal de Marvão entre 1953 e 1960 e provedor da Santa Casa da Misericórdia de Marvão. Entre as muitas actividades desenvolvidas em prol do concelho de Marvão, é de destacar o trabalho realizado, na década de 60, na comissão de angariação de fundos para a criação do posto de Ensino Mediatizado (Telescola), que posteriormente estaria na génese da criação desta escola.