segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Em Outubro... acontece

Comemora-se em Outubro o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), este ano com o tema “Bibliotecas Escolares: um panorama”. Multi-literacias, criatividade, recursos diversificados, leitura, desafios e conhecimento são as palavras-chave para as actividades a desenvolver na semana de 26 a 30 de Outubro, iniciativas pensadas à medida de uma biblioteca do séc. XXI e que oportunamente divulgaremos.



E vem mesmo a propósito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, do trabalho que actualmente se desenvolve em cada uma das muitas bibliotecas escolares do nosso país, do panorama que se criou nos últimos anos, a excelente notícia que em seguida divulgamos:

IASL SCHOOL LIBRARIANSHIP AWARD 2009
distingue Maria José Vitorino
Professora e bibliotecária, mestre em Educação e Leitura, Maria José Vitorino começou a trabalhar em bibliotecas escolares na década de 80 e participou, desde o início, no Programa Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação, onde continua a desempenhar funções como Coordenadora Interconcelhia na área metropolitana de Lisboa. Foi uma das coordenadoras do THEKA – Projecto Gulbenkian de Formação no domínio das bibliotecas escolares; integra a direcção da ENSIL – Rede Europeia pelas Bibliotecas Escolares e a Literacia da Informação, e é associada da IASL – Associação Internacional de Bibliotecas Escolares. É membro do actual Conselho Directivo Nacional da BAD e integra a coordenação, nesta associação, desde 1995, da Secção de Documentação e Informação Escolar. Tem também uma significativa produção escrita na área das bibliotecas escolares.
A experiência e o saber adquiridos por Maria José Vitorino no domínio das bibliotecas escolares, e pronta comunicação desse saber, a sua disponibilidade e espírito de cooperação, as relações de âmbito internacional que cultiva e a capacidade de estabelecer pontes entre o mundo das escolas e o mundo dos bibliotecários profissionais, justificam inteiramente o prémio agora atribuído, que traduz o reconhecimento internacional pelo trabalho desenvolvido por Maria José Vitorino em prol das bibliotecas escolares e dos seus profissionais no nosso país, ao mesmo tempo que dá visibilidade ao investimento que no desenvolvimento de Bibliotecas Escolares vem sendo feito em Portugal, e de que a BAD é parte activa desde sempre.
Este prémio consubstancia igualmente a evolução das bibliotecas escolares no nosso país, através do Programa da Rede de Bibliotecas Escolares e do esforço e mérito de todos os que, como é o caso de Maria José Vitorino, têm contribuído para o seu sucesso.
A entrega do prémio teve lugar numa cerimónia integrada no SLAMIT 4, no Hotel Costa da Caparica, no dia 1 de Outubro, marcando o início do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

(Notícia da autoria da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas)

Aconselhamos uma visita ao site da Rede de Bibliotecas Escolares, mais concretamente ao Depoimento de Maria José Vitorino, para o Fórum RBE que decorreu no dia 26 de Junho.
Parabéns, Maria José Vitorino, por um prémio tão merecido!

Nenhum comentário: