sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Comércio Justo - Feira de 3 a 7 de Março

Get your own Moonk!

Comércio Justo - Sessão de esclarecimento




Hoje, na EBI C/JI Dr. Manuel Magro Machado, a pedido da Equipa Coordenadora da Biblioteca Escolar, o senhor Miguel Pinto da "Equação" (Cooperativa de Comércio Justo) fez uma interessante sessão de esclarecimento para os alunos do 2º ciclo. Estes mostraram-se bastante interessados enquanto lhes foi explicado o que é o Comércio Justo.
Já ouviu falar? Sabe o que é?
O Comércio Justo é uma parceria comercial baseada no diálogo, transparência e respeito. Contribui para o desenvolvimento sustentável, oferecendo melhores condições de comércio e tendo em conta os direitos dos produtores e trabalhadores marginalizados, especialmente no Sul do mundo.
A variedade dos artigos é cada vez maior, assim como a aposta na qualidade. Privilegia-se a utilização das matérias-primas locais, as técnicas artesanais e as riquezas culturais dos países do Sul (América Latina, Ásia e África). No Comércio Justo são comercializados produtos alimentares, artesanato, têxteis, cosmética e mobiliário.
E porque queremos, de facto, divulgar o Comércio Justo... Entre 3 e 7 de Março, no nº 18 da Avenida 25 de Abril, os habitantes de Santo António das areias poderão ver e comprar artigos de Comércio Justo numa pequena feira organizada pela Equipa Coordenadora da Biblioteca Escolar.
Artigos alimentares biológicos variados, bijuteria, cosmética, artesanato e texteis é o que temos para lhe mostrar. Venha espreitar!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Concurso "Objectos perdidos de contos fantásticos" Gostas de desafios e tens jeitinho para resolver enigmas?
Nas três últimas semanas deste segundo período ser-te-ão dadas três pistas, uma pista em cada semana: a primeira para descobrir o autor de um livro da tua Biblioteca Escolar, a segunda para desvendar o título dessa obra e a terceira para adivinhar qual o objecto misterioso de que se fala na história. Vence o concurso quem decifrar os três enigmas.
Não percas esta oportunidade de mostrares a todos o excelente detective que és. Lê as pistas, escreve a resposta numa folha devidamente identificada e entrega-a à Nádia, a funcionária da Biblioteca.
Boa sorte e… boas deduções!


Pista para o 2º Ciclo:

1º Enigma

É uma escritora portuguesa, de origem alemã, que, ainda jovem, veio para Portugal, fugida à perseguição nazi aos judeus, na Alemanha de Hitler.
Alguns textos seus aparecem no manual do 5.º ano. Escreveu, entre outras, as seguintes obras: "A adivinha" e "Um fidalgo de pernas curtas".
Tenta descobrir quem é.

Pista para o 3º Ciclo:

1º Enigma

Ainda não me conheces, mas já fui apresentado aos alunos do 9º ano, que descobriram o meu “Tesouro”. Fui um grande escritor do século XX, o pai d’ “Os Maias”, cônsul em Inglaterra e em Paris. Sabes quem eu sou?

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

JORNAL «MCM»

A equipa responsável pelo jornal "MCM" já terminou a publicação de Fevereiro, esta composta por diversas reportagens e secções: Tokio Hotel, Violência, DZRT, Baile de S. Valentim, Receita, Basquetebol, Passatempos, Personalidades e Extras. Estão de parabéns as cinco alunas do 5º ano (Cátia Saldanha, Celia Vilhalva, Laura Santos, Lídia Bonacho e Mafalda Machado), pois o seu trabalho é bastante interessante. A não perder na Biblioteca Escolar!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008


A adolescência é, para muitos dos nossos alunos, um período de dúvidas, de angústia, de incompreensão. É um momento da vida em que sentem que tudo está “de pernas para o ar”. E nós, adultos, temos também, e com alguma frequência, o mesmo sentimento, apesar de ser por outros motivos. Portanto, aqui ficam dois poemas de duas gerações diferentes da mesma família: a Neuza Saldanha, adolescente de 14 anos a frequentar o 8º ano e o Sr. Francisco Saldanha, o seu avô.



A Vida de pernas para o Ar


Se a vida
Fosse vivida
De pernas para o ar
A esta hora
Já estava eu a chorar.

Pois com a vida
Virada de pernas para o ar
Só tínhamos uma ida
E nunca mais
Havíamos de voltar.

Com a vida
Virada do avesso,
Nesse trajecto de ida
Teríamos que encontrar
Um atravesso.

Porém, nunca ninguém
Pelo menos que eu conheça!
Escolheu esse caminho.
O tal, o citado…
Atravesso.

Se alguma vez
Alguém o encontrar
Será um maltês
Talvez a assobiar…
E com a vida
De pernas para o ar.


Neuza Saldanha


A Vida de pernas para o ar
(versão de Francisco Saldanha)


I
É tão bom viver a vida
Com amor ou sem amar
Quer deitado ou em pé
E até de pernas para o ar.

II
A vida é muito boa,
Quando não seja ingrata.
Vivemo-la sem parar,
Mesmo de pernas para o ar.

III
Todos temos a nossa vida,
Para uns boa, para outros má.
Uns vivem com alegria
E outros vivem a chorar

IV
A vida é uma passagem,
Que nós temos neste planeta.
Quando chega o último dia,
Lá vamos nós pr’ó maneta.

V
A cantar e a sorrir,
Outras vezes a chorar.
Cá se vai levando a vida,
Mesmo de pernas para o ar.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

CONCURSO LOGOTIPO DA BE

Considerando que foram detectadas irregularidades no "Concurso para o Logotipo da BE", os responsáveis por esta iniciativa declaram anulada a votação, prometendo levar a efeito todos os esforços para identificar os culpados por tal situação.
A Direcção Executiva
A Equipa Coordenadora da Biblioteca Escolar

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Vota no melhor logotipo para a BE



A Equipa Coordenadora da BE agradece a todos os alunos que participaram no concurso de logotipos para a Biblioteca Escolar e informa que os 12 melhores estão expostos no endereço http://ebidrmmmachado.drealentejo.pt/conteudos/biblioteca/logotipo_bibliol.htm , onde poderão ser apreciados e votados online. O vencedor será o trabalho que reunir maior número de votos. Participem nesta votação online!

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

14 de Fevereiro - Dia de São Valentim

Em Santo António das Areias...

Também nesta localidade o amor paira no ar!
A Equipa Coordenadora da Biblioteca Escolar da EBI C/JI Dr. Manuel Magro Machado convida toda a comunidade a participar num animado baile temático. Na noite de 14 de Fevereiro, pelas 21 horas, apareça no Grupo Desportivo Arenense com ou sem par romântico, com ou sem uma fatiota de personagem romântica do seu agrado, dance muito e divirta-se connosco.
Quem sabe se não será esta a noite em que encontrará a sua cara-metade?! O Romeu e a sua Julieta, a Minnie e o Mickey, Brad Pitt e Angelina Jolie...
A entrada é gratuita e o ambiente romântico garantido!

A lenda...

Diz-se que, no séc III d.C., o Imperador Romano Claudius II teria decretado a nulidade e proibido os casamentos, com o intuito de angariar mais soldados para as suas frentes de batalha. Valentim, um sacerdote da época, teria violado o injusto decreto imperial, realizando casamentos em segredo. Assim, Valentim teria sido preso, torturado e condenado à morte por violar a lei.
Como se tornou São Valentim o patrono dos namorados? Tirando o facto de ter celebrado casamentos quando estes eram legalmente proibidos, não há factos que permitam saber como é que um mártir do Império Romano chegou a símbolo dos casais enamorados cerca de 17 séculos depois da sua morte. Existe apenas uma lenda, segundo a qual São Valentim teria deixado um bilhete de despedida à filha do seu carcereiro, que entretanto se tornara sua amiga, cujo título era "Do teu Valentim". A partir desta lenda, seria compreensível que, ao longo do tempo, passasse a ser tradição a troca de bilhetes entre apaixonados, por altura da celebração da morte do mártir.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Carnaval




Mais um ano, mais um Carnaval, mais um engraçado desfile pelas ruas de Santo António das Areias. Os pequeninos do pré-escolar abriram o cortejo e lá foram com as restantes turmas mostrar a sua criatividade e alegria. Houve quem fosse mascarado de Sol, de materiais recicláveis e até... de acidentado. Foi divertido!