sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

14 de Fevereiro - Dia de São Valentim

Em Santo António das Areias...

Também nesta localidade o amor paira no ar!
A Equipa Coordenadora da Biblioteca Escolar da EBI C/JI Dr. Manuel Magro Machado convida toda a comunidade a participar num animado baile temático. Na noite de 14 de Fevereiro, pelas 21 horas, apareça no Grupo Desportivo Arenense com ou sem par romântico, com ou sem uma fatiota de personagem romântica do seu agrado, dance muito e divirta-se connosco.
Quem sabe se não será esta a noite em que encontrará a sua cara-metade?! O Romeu e a sua Julieta, a Minnie e o Mickey, Brad Pitt e Angelina Jolie...
A entrada é gratuita e o ambiente romântico garantido!

A lenda...

Diz-se que, no séc III d.C., o Imperador Romano Claudius II teria decretado a nulidade e proibido os casamentos, com o intuito de angariar mais soldados para as suas frentes de batalha. Valentim, um sacerdote da época, teria violado o injusto decreto imperial, realizando casamentos em segredo. Assim, Valentim teria sido preso, torturado e condenado à morte por violar a lei.
Como se tornou São Valentim o patrono dos namorados? Tirando o facto de ter celebrado casamentos quando estes eram legalmente proibidos, não há factos que permitam saber como é que um mártir do Império Romano chegou a símbolo dos casais enamorados cerca de 17 séculos depois da sua morte. Existe apenas uma lenda, segundo a qual São Valentim teria deixado um bilhete de despedida à filha do seu carcereiro, que entretanto se tornara sua amiga, cujo título era "Do teu Valentim". A partir desta lenda, seria compreensível que, ao longo do tempo, passasse a ser tradição a troca de bilhetes entre apaixonados, por altura da celebração da morte do mártir.

Nenhum comentário: