quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Encontro de gerações

Uma vez que no Dia da Escola os jogos tradicionais foram uma das actividades propostas aos alunos, a Biblioteca Escolar recebeu alguns trabalhos elaborados pelos alunos do grupo de alfabetização e outros emprestados pela professora Maria do Carmo Carrilho (docente de Ciências Físico-Químicas).
As rodilhas, as algibeiras e os bordados,...

...um cartaz sobre a corrida de cântaros que em tempos alegrava as localidades de Beirã e Cabeçudos,...

dois cântaros datados de 1979, aventais e bordados encontram-se expostos na BE para serem apreciados nos próximos dias.

O grupo da albabetização veio hoje participar nas comemorações do Dia da Escola e visitou na Biblioteca a exposição dos seus trabalhos. Pouco depois chegou o grupo de alunos do ensino pré-escolar e seguiu-se uma actividade preparada pela Professora Bibliotecária (Paula Morgado), pela docente do grupo de alfabetização (Ana Cristina Almeida) e pela educadora de infância (Lourdes Sousa).

A senhora Marcela, aluna do grupo de alfabetização, explicou aos meninos do ensino pré-escolar actividades e objectos do passado: os bordados, as rodilhas, as algibeiras, a corrida de cântaros...

Esta senhora mostrou como se colocava o cântaro na cabeça, momento de que os alunos do ensino pré-escolar gostaram bastante.

Ajudados pela senhora Marcela, alguns meninos e meninas colocaram a rodilha e o cântaro na sua cabeça. Foi bem divertido!

Nenhum comentário: