terça-feira, 31 de março de 2009

Intercâmbio com o Brasil


No ano de 2004, enquanto fazia uma simples pesquisa na Internet, Catarina Machado (Assessora da Casa da Cultura de Marvão) descobriu um município brasileiro, chamado Castelo de Piauí, que tivera Marvão como seu primeiro nome. Estava dado o primeiro passo no processo de Geminação entre Castelo do Piauí, no Brasil, e Marvão, em Portugal. Estreitar laços e promover o intercâmbio cultural são dois dos objectivos que têm justificado os contactos estabelecidos entre Marvão e Castelo de Piauí desde 2004.
Ontem, 30 de Março, a Biblioteca Escolar da EBI C/JI Dr. Manuel Magro Machado recebeu a Dra. Catarina Machado e Benedito Rubens Luna de Azevedo, Assessor da Prefeitura de Castelo do Piauí, para uma reunião em que foram discutidas com a Professora Fernanda Fernandes e a Coordenadora da Biblioteca Escolar as formas de envolvimento da Escola no projecto de intercâmbio cultural com o Brasil. Foi uma reunião descontraída e produtiva, já que ficaram definidas algumas actividades a concretizar neste estabelecimento de ensino e também na Escola Professora Osmarina. Para o terceiro período estão previstas:

- Pesquisas na Biblioteca Escolar para que os alunos descubram Castelo de Piauí (através de um conjunto de documentos cedidos pela Câmara de Marvão e páginas da Internet);
- Duas sessões de videoconferência, na Biblioteca Escolar, para que os alunos dos dois países se apresentem uns aos outros e apresentem as respectivas escolas e localidades;
- Um concurso de escrita a decorrer simultaneamente nos dois países e com o mesmo tema;
- Elaboração de uma brochura com os trabalhos realizados nos dois países.

À medida que forem acontecendo, publicaremos no blogue as notícias sobre as actividades. Esperamos com entusiasmo o início deste intercâmbio e enviamos desde já uma saudação para todos os alunos e professores da Escola Professora Osmarina, em Castelo do Piauí, Brasil.

Um comentário:

Robson Lima disse...

Fico muito feliz que a geminação entre nossos dois municípios esteja dando certo, e fico mais feliz ainda em fazer parte deste processo. Sem dúvida esse intercâmbio entre os alunos castelenses e marvanenses vai ser um sucesso.
Um bem haja a todos, como se diz aí em Portugal.