segunda-feira, 2 de março de 2009

Miguel Marques escreve sobre...

Autor: Pepetela
Nacionalidade: Angolana
Obra: Contos de Morte
Editora: Nelson de Matos, 2008

“O nosso País é bué” é um dos “Contos de Morte” que retrata claramente um ambiente pós-colonial em que a população vive dependente do governo e com medo da polícia, através do olhar algo ingénuo de uma criança.
Esta história passa-se em Luanda, com uma família composta por uma viúva e o seu filho, Lito, interessado pelo futebol, como muitos miúdos da sua idade e o melhor amigo de um rapaz chamado Pedro. A viúva, a que todos chamam Fefa, é uma mulher simples, sociável e preocupada com o seu bem-estar e o do seu filho.
Tudo se passa quando o Lito vai à casa do Pedro, como convidado, e descobre o segredo da família do amigo. Descobriram um poço de petróleo no quintal da Dona Isaura, o que naquela altura daria muito dinheiro se a polícia não descobrisse. Como as crianças não conseguem guardar um segredo, Lito acaba por contar à mãe e, esta, mais tarde, descobre que em todos os quintais naquela zona há a nova maná negra, o petróleo. Então, a viúva pensa em esburacar o seu quintal para extrair o petróleo e vendê-lo como o faz a sua vizinha, mas, ao contrário daquela, ela pensa nos problemas que poderá vir a ter com a polícia. Os miúdos continuaram a espalhar a história até que chegou aos ouvidos da comunicação social e aos da polícia. Mais tarde vem-se a saber que aquele produto tinha vindo de velhas refinarias e que já tinha provocado a morte de várias pessoas. E Lito ficou desiludido porque o seu país já não era assim tão bué como ele imaginara!


Miguel Marques, 9ºA, nº3

Nenhum comentário: