quinta-feira, 5 de março de 2009

Miguel Carrilho escreve sobre...



Autor: Miguel Torga
Nacionalidade: Portuguesa
Conto/Obra: “Teia de Aranha” in Novos Contos da Montanha
Editora: Dom Quixote


Escolhi o livro “Novos Contos da Montanha” deste grande escritor português, Miguel Torga, simplesmente porque é um autor que fala simplesmente da vida de quem vive nos montes, um ponto comum com as gentes da nossa terra. Ao folhear o índice, a minha atenção ficou presa a um título curioso e, ao mesmo tempo, cativante: “Teia de Aranha”.
A acção passa-se em S. Cristóvão, uma aldeia transmontana, e baseia-se na lentidão que os seus aldeões mostram nos seus afazeres. Ora, um dia, como por magia, o tio do Artur, Bento Caniço, que fora buscar feno para a sua jumenta, desaparece sem deixar rasto absolutamente nenhum numa noite de Verão. Essa noite de Agosto era longa e a próxima manhã também! Se não fosse o animal a dar sinal com fome, a aldeia não teria dado pela falta daquele velho solteirão, pouco sociável. Bateram-lhe à parta de casa mas ninguém atendeu. A casa não fora roubada, não havia sinal de luta, ninguém vira nem ouvira nada… O mistério do desaparecimento adensava-se, como uma teia de aranha! Para mais, há longos anos que deixara tudo ao seu único familiar, o Artur!
Não deixem de ler este conto para saber o que aconteceu então a Artur e ao seu tio desaparecido e aproveitem para ler os outros Contos da Montanha. Aqui deixo também um poema de Miguel Torga que retoma o título do conto.


Teia de Aranha


Teci durante a noite a teia astuciosa
Dum poema.
Armei o laço ao sol que há-de nascer.
Rede frágil de versos,
É nela que o meu sono se futura
Eterno e natural,
Embalado na própria sepultura.
Vens ou não vens agora, astro real,
Doirar os fios desta baba impura?

Miguel Torga

Miguel Carrilho, 9º A, nº4

Nenhum comentário: