domingo, 9 de maio de 2010

Touradas em DEBATE

Na quinta-feira passada, após o almoço, o refeitório transformou-se para receber todos os alunos de 2º e 3º ciclos. Por proposta e organização das professoras Ana Narciso e Elisabete Escudeiro, docentes de Geografia e Matemática respectivamente, teve lugar um debate sobre uma tradição que tem sido muito discutida nos últimos anos. Falou-se sobre touradas.
Para preparar este debate, e tendo em consideração que existe em Santo António das Areias a prática das touradas, as turmas de 8º e 9º anos elaboraram questionários e fizeram uma sondagem para saber a percentagem de apoiantes e não apoiantes. Os dados foram tratados na disciplina de Matemática, através da estatística. Também com o objectivo de preparar o debate, as duas turmas fizeram pesquisa sobre as touradas e recolheram os argumentos que defendem e os que reprovam esta tradição.
Duas alunas do 8º ano começaram por defender a prática das touradas através de uma apresentação PowerPoint que elaboraram com este propósito.


Em seguida, duas alunas do 9º ano exploraram a apresentação PowerPoint que elaboraram para contestar a tradição das touradas.


Seguiu-se o debate. O moderador foi o professor Jorge Mira, docente de Matemática na Escola.
O painel de defensores das touradas contou com o professor Vitor Agostinho, docente de História, e os alunos Carlos Bernardo e Guilherme Silva, do 8º ano.
Contra a tradição das touradas estiveram os professores Ana Narciso e Gonçalo, docentes de Geografia e Inglês, e o aluno Danilo Felício, do 9º ano.
Foi uma actividade muito participada, que no dia seguinte deu origem a um referendo na Escola: "As touradas devem continuar?". Na próxima semana, depois de feito o tratamento estatístico dos dados obtidos antes e após o debate, saberemos quantas pessoas mantiveram ou mudaram a sua posição no que respeita à tradição das touradas.

Nenhum comentário: