quarta-feira, 5 de maio de 2010

ECOLITERACIA

... na 4ª sessão do Clube dos Cientistas

Por decorrer em simultâneo uma prova de Desporto Escolar, o nosso Clube hoje contou apenas com quatro dos seus jovens cientistas, a Madalena, a Paula, a Laura e o Filipe. Aceitaram a proposta das professoras Adriana Rosa e Paula Morgado e começaram por assistir ao documentário "A 11ª Hora", produzido e narrado por Leonardo DiCaprio. Conceitos como "colapso ecológico global", "futuro sustentável" e "ecoliteracia" foram abordados por Mikhail Gorbachev, o brilhante Stephen Hawking, William McDonough e outras personalidades.

A fase seguinte desta sessão do Clube dos Cientistas foi responder ao guião elaborado pela professora Adriana Rosa. Os quatro cientistas fizeram uma reflexão conjunta sobre cada questão, ajudados pelas professoras Paula Morgado e Adriana Rosa.


Deixamos aqui no blogue as palavras de um dos vários intervenientes no documentário "A 11ª Hora":
"E se optarmos por nos erradicar desta Terra por qualquer meio? A Terra não vai a lado nenhum. E, com o tempo, regenerar-se-á e todos os lagos voltarão a ficar imaculados. Os rios, as águas, as montanhas, tudo voltará a ficar verde. Haverá tranquilidade. Pode não haver pessoas, mas a Terra regenerar-se-á. E sabem porquê? Porque a Terra tem todo o tempo do mundo e nós não. Portanto, acho que é aqui que estamos, neste momento."

Oren Lyons
(Líder espiritual, Nação Onondaga)

Nenhum comentário: