terça-feira, 30 de junho de 2009

Doação


Certamente muitos dos pais dos nossos alunos ainda recordam estas caixinhas. Algumas eram maiores e outras mais pequenas, mas todas continham carimbos sobre temas diversos.

Hoje fomos visitados pelo Professor Jorge Oliveira, que veio doar à Biblioteca Escolar... 32 caixas destes carimbos. Gostámos tanto! Obrigada, Professor Jorge, por enriquecer o nosso acervo com o seu gesto generoso. Os carimbos ficarão na BE para serem requisitados por professores ou utilizados pelos alunos dentro da biblioteca.

Temas disponíveis:

- Família - Alfabeto figurado 1ª série / 2ª série - O pão - Viagem à Lua

- Dígrafos - A lã - O azeite - Aves - Relógios - Habitações

- Vestuário - Corpo humano - Quadros - O vinho - Numeração figurada

- Profissões - Insectos - Peixes - Germinação - Povoações

- Comércio - Trânsito - Contorno - Bicho-da-sede - O pinheiro

- Comunicações - O sal - O linho - O ovo - Água - Abelhas


segunda-feira, 29 de junho de 2009

Fórum RBE


Foi no passado dia 26 de Junho p.p., num dos pavilhões da FIL (Parque das Nações) que se realizou o I Fórum da Rede de Bibliotecas Escolares, no qual participaram cerca de 1500 pessoas. O espaço pleno de sobriedade e bom gosto proporcionou um ambiente de festa, de reencontros, de afectos. Ao longo do dia, na voz dos vários oradores que intervieram neste Fórum, valorizou-se a sustentabilidade, construída ao longo dos últimos 13 anos, do Programa Rede de Bibliotecas Escolares. Foram igualmente perspectivados os desafios que as escolas, as bibliotecas escolares e os restantes parceiros têm e terão na construção de saberes e de uma "Sociedade Cognitiva".
Maria Teresa Semedo
(Coordenadora Inter-concelhia da Rede de Bibliotecas Escolares)
Recortes de Imprensa

E mais recortes no blog do Forum...

domingo, 28 de junho de 2009

Chegou o Verão e a nova Giggle

Lembras-te da "Giggle", a revista digital que te demos a conhecer há algum tempo? Ela continua ao teu dispor na Internet, com muitas ideias e notícias do teu agrado. Há uma revista para ti e outra para os teus pais, ambas bastante interessantes. As revistas de Julho já estão online, podes consultá-las clicando no título... mesmo ali no lado direito do blogue, na secção das "Leituras".
Experimenta, vais gostar!

domingo, 21 de junho de 2009

Testemunho

Às vezes, na Biblioteca Escolar, recebemos prendas inesperadas dos alunos. Geralmente são desenhos feitos por eles, em casa ou durante o tempo que passam na BE. Costumam ser testemunhos da forma como vêem a biblioteca. Este que agora publicamos no blogue foi-nos oferecido pela Leonor. Obrigada, Leonor!


"Ler, ver DVDS ou ouvir música há tudo na biblioteca!
A biblioteca é um espaço muito bom, está cheia de livros. Eu adoro os livros."

sábado, 20 de junho de 2009

Final de Ano Lectivo - Momentos

A semana foi cheia de actividades preparadas por professores e alunos. Houve exposições de trabalhos, ementas especiais no refeitório, cinema na biblioteca, um laboratório aberto, um consultório aberto, uma sala de Matemática, o campeonato do jogo do 24, um espectáculo de danças e flauta, um ecopaper, uma peça de teatro, um "five o´clock tea" e um campeonato de barcos solares. Fica a reportagem fotográfica de alguns desses momentos.

A peça de teatro que se segue teve direito a uma apresentação com várias fotografias por ter sido uma actividade tão bem conseguida. As professoras Fernanda Fernandes, Olga e Salomé ajudaram os alunos do 5º ano a ensaiar durante as aulas de História e Área de Projecto e o texto foi escrito pelo aluno Tiago Galiza. Acabada a representação, o grupo de alunos do 5º A transformava o palco num cenário de concurso e 6 elementos do público eram convidados a formar duas equipas e responder a perguntas sobre o momento histórico focado na peça de teatro. Foi óptimo!

As fotos seguintes testemunham outro momento dinâmico, o ecopaper organizado pelos professores do Departamento de Ciências Humanas e Sociais. Nove equipas (desde o 5º ano até aos alunos EFA) passaram por vários locais dentro e fora da escola, locais aos quais chegavam com a ajuda de um guião escrito e onde tinham de responder a perguntas. Um dos pontos de passagem foi a Biblioteca Escolar. Aqui tinham de contar o número de janelas e depois procurar um intruso na classe 0 - Generalidades, mais concretamente na estante dos dicionários. Encontrado o livro que estava incorrectamente arrumado na classe 0, a obra "Os Lusíadas", as equipas tinham de encontrar no canto do meio (Canto V) a última palavra do penúltimo verso da primeira estrofe. Dizem que esta prova foi um bocadinho difícil!


terça-feira, 16 de junho de 2009

Associação de Pais e Encarregados de Educação


Cinema na Biblioteca Escolar

De 15 a 19 de Junho decorre na escola a Semana Cultural. Para estes dias os vários departamentos curriculares prepararam diferentes actividades lúdicas e enriquecedoras. Em colaboração com o Departamento de Línguas, a Biblioteca Escolar apresenta aos alunos durante a hora de almoço três filmes diferentes:
16 de Junho - 12h30



17 de Junho - 12h30


18 de Junho - 12h30

Exposição "Prémio Nobel da Paz"

Os alunos do 7º ano apresentam uma exposição de trabalhos sobre personalidades laureadas com o Prémio Nobel da Paz.
Os trabalhos expostos no corredor em frente da Biblioteca Escolar foram elaborados na disciplina de Educação Moral Religiosa e Católia, com a ajuda da professora Ana Reis.
Os olhares mais atentos certamente repararão que está diferente a parede em que, geralmente, são expostos materiais de actividades da Biblioteca Escolar e dos alunos. A decoração com cornucópias brancas foi uma iniciativa das professoras Salomé e Olga, juntamente com os alunos do 5º ano, actividade desenvolvida nas aulas de Área de Projecto.



sexta-feira, 12 de junho de 2009

Bichos

Decorreu hoje, na Biblioteca Escolar, o último encontro do Clube de Leitura. Os alunos do 7º ano contaram aos alunos do 1º ciclo algumas histórias do livro "Bichos", de Miguel Torga. E foi... muito divertido!


terça-feira, 9 de junho de 2009

Noite de Santo António - 12 de Junho

O Rancho Folclórico da Casa do Povo de Santo António das Areias vai celebrar a Noite de Santo António no próximo dia 12 de Junho, no largo da Casa do Povo. A animação está a cargo do organista Armindo José, com muita música!
Da ementa consta a famosa sardinha assada e não falta a fogueira de rosmaninho...

Venha celebrar os Santos Populares e vamos dar continuidade à tradição, não falte!


sexta-feira, 5 de junho de 2009

Pequeno Ilustrador

O Luís, de quem já falámos neste blogue há algum tempo, quis mostrar os seus trabalhos. E nós, como tanto os apreciamos e gostamos tanto de o ver desenhar na BE durante o restinho da hora de almoço, preparámos a disposição das ilustrações. São vários trabalhos e estarão na Biblioteca Escolar ao longo da próxima semana.


quinta-feira, 4 de junho de 2009

Dia Mundial do Ambiente - 5 de Junho


POLUIÇÃO...
AQUECIMENTO GLOBAL...
DESTRUIÇÃO DO PLANETA...
Olha em volta e verás que estas marcas estão bem presentes e são cada vez mais assustadoras. Cabe-te a ti e às gerações futuras ajudar a recuperar a saúde do Planeta Terra e, se pensares bem, amanhã é um óptimo dia para começar, no Dia Mundial do Ambiente. Propomos-te um livro que te ensinará a cuidar do mundo.
"TU PODES SALVAR O PLANETA"
Este livro explica os problemas ambientais que os habitantes da Terra precisam de resolver e apresenta uma útil lista com 101 sugestões. São ideias práticas, mesmo bem pensadas e divertidas, que tu, os teus amigos e os teus familiares podem seguir para ajudarem a proteger o planeta.
Neste livro, publicado pela Texto Editores, podes ainda encontrar uma lista de interessantes endereços de Internet e um juramento que poderás assinar para te comprometeres a agir em benefício da Terra.

Colheita de Sangue em Santo António das Areias - 6 de Junho


A Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Distrito de Portalegre procederá a mais uma colheita, das quatro que realiza anualmente no concelho de Marvão (o concelho do distrito que em proporção de dádivas/habitantes mais contribui) no prosseguimento da defesa desta sua tão nobre causa. Se é dador, não falte. Se nunca contribuiu, perca o medo e ajude. É por uma boa causa!

Onde?

Casa do Povo de Santo António das Areias


Quando?

A partir das 9 horas da manhã do dia 6 de Junho.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Sensibilização Ambiental


Decorreu hoje na Biblioteca Escolar uma sessão de sensibilização Ambiental. A iniciativa foi dos alunos do 7º ano e respectiva professora de Área de Projecto. Fizeram pesquisa, elaboraram folhetos sobre as barragens, lançaram um desafio ao Comandante da Protecção Civil - Núcleo de Portalegre, o senhor Carlos Belo, e convidaram a turma do 8º ano para assistir.
A Carla, aluna do 7º ano, fez uma breve introdução e, juntamente com duas colegas, distribuíu a todos os colegas de 7º e 8º ano os folhetos previamente elaborados. Em seguida o Comandante Belo Costa dialogou com todos os presentes na BE sobre a importância da água, explicou de que forma as barragens são utilizadas como instrumento de gestão e alertou para as ameaças que é preciso prevenir, entre elas o risco natural de secas. No final da sessão todos os alunos e professores receberam um saquinho com vários folhetos do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (disponíveis na biblioteca para consulta presencial), um boné e uma esferográfica.
Agradecemos ao Comandante Belo Costa pelas importantes informações que deu e por tão gentilmente nos ter cedido a apresentação de diapositivos para divulgarmos no blogue.