Esta é a nossa árvore de Natal!
Este é o blog da Escola Básica Integrada Dr. Manuel Magro Machado, dinamizado pela Equipa Coordenadora da Biblioteca Escolar. Neste espaço poderão ler e comentar algumas das actividades que promovemos na Escola.
Esta é a nossa árvore de Natal!




Mas mais idoso que eles... é Panoramix, o simpático druida da aldeia. Panoramix enganou-se, misturou mal os ingredientes da poção mágica. A idade tem destas coisas! Astérix bebeu um pouco, Obélix não devia porque não precisa da poção mágica mas também bebeu "um pouco" porque é mesmo muito guloso. E o que é que acontece quando se bebe uma poção mágica que até nem está bem preparada? Muita coisa pode acontecer... Astérix e Obélix... Puff! Saltaram da Gália e apareceram... em Santo António das Areias. Os alunos do 9º ano estão a tentar ajudá-los para que consigam voltar à aldeia gaulesa onde sempre viveram. Por esta altura já os fiéis leitores de Astérix e Obélix estarão a pensar que em nenhum dos livros acontece tal coisa. Pois não, mas aqui na Escola prepara-se uma nova história. Como? Os alunos do 9º ano estão a escrever, com a ajuda da professora de Francês, esta nova aventura dos dois heróis da BD. Mas não se resume ao que já explicámos...
Tudo começou com o relembrar das características físicas e psicológicas das novas personagens para uma aventura criada pelos alunos do 9º ano. Em seguida, cada aluno fez o esboço do rosto de outro colega.
Joaquim Carita ajudou e, a meio da actividade, à hora da aula de Educação Visual, juntou-se a nós a professora Cátia, docente dessa disciplina. Os livros de Astérix e Obélix existentes na BE foram folheados para que os alunos pudessem apreciar o traço de Uderzo e Goscinny.
Este é um dos trabalhos elaborados durante a tarde de hoje. As personagens estão criadas e, na próxima sessão, em que contaremos também com a presença e colaboração de Joaquim Carita, será feita a primeira prancha da aventura vivida por Astérix e Obélix em Santo António das Areias.

Por motivos técnicos alheios à nossa vontade não conseguimos expor na BE, no dia estabelecido, os materiais do concurso de identificação de espécies. Assim, para que todos os alunos e professores tenham iguais oportunidades no que respeita à participação, apenas na próxima quarta-feira divulgaremos a solução da semana passada, a tabela de pontuação e a nova espécie a concurso.


E é com grande satisfação que divulgamos uma novidade: tivemos durante a semana passada a primeira participação pela Internet! Chegou-nos um email:
Os alunos de 2º e 3º anos fizeram uma recolha de receitas com castanhas, tão conhecidas e apreciadas no concelho de Marvão. Depois elaboraram um livro que agora está exposto na Biblioteca Escolar. Saboroso!

É altura de fazer um balanço e o resultado parece-nos francamente positivo. Neste momento contamos com 28 concorrentes, alunos e professores. Queremos felicitá-los a todos por mostrarem interesse em relação ao concurso, mas deixamos um louvor especial ao Luís Barradas (4º ano) por ser o único participante do 1º ciclo e, principalmente, por saber exactamente em que classe da biblioteca está a enciclopédia que tem as aves, sem precisar de ajuda para encontrar nela a espécie da semana. Parabéns, Luís! És um bom utilizador da BE e revelas conhecimentos sobre as espécies.
E aqui fica a espécie nº 3, uma ave do Parque Natural da Serra de São Mamede para identificar até à próxima quarta-feira. Gostávamos tanto de receber no email da BE participações de concorrentes cibernautas... É que até ao momento não tivemos nenhuma!