segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Um presente para os alunos do 5º ano



Os 7 alunos do grupo de 5º ano tiveram aula de Língua Portuguesa logo aos dois primeiros tempos da manhã. A primeira aula do novo ano lectivo! Ao segundo tempo a professora Fernanda Fernandes levou-os até à Biblioteca Escolar, onde foram recebidos pela professora Paula Morgado (coordenadora da BE) e pela Nádia Mimoso (auxiliar da biblioteca).

Como a turma recebeu uma aluna vinda de outra escola, a Madalena, a professora Paula e os alunos do 5º ano mostraram-lhe e explicaram todos os espaços da BE:

- Zona de atendimento

- Zona de leitura informal

- Zona de leitura áudio/vídeo

- Zona de leitura multimédia

- Zona de leitura impressa

Em seguida, os alunos, a Nádia e as professoras rodearam a mesa onde estava um presente com as cores da biblioteca, vermelho e azul. A Madalena, aluna nova, desfez o laço e descobrimos vários livros no interior da caixa. A professora Paula explicou a importância da leitura e mostrou cada um dos livros que a equipa do Plano Nacional de Leitura enviou para oferta aos alunos do 5º ano.

Para distribuir os livros fez-se um sorteio. Cada aluno tirou um papelinho onde estava escrito um título... Já com os livros nas mãos, os alunos folhearam-nos e tiveram a oportunidade de negociar com os colegas algumas trocas. Quando tudo se resolveu, a professora Paula explicou que havia ainda um autocolante para colar e preencher com o nome do proprietário do livro, a data em que recebeu este presente e, mais tarde, a data em que se terminou a leitura.

Todos os alunos ficaram muito satisfeitos com a prenda que receberam sem esperar e até combinaram emprestar os livros uns aos outros à medida que forem terminando as leituras.

Obrigada à Editora Divulgação, que nos enviou os livros, e obrigada à equipa do Plano Nacional de Leitura por ter alargado esta iniciativa aos alunos do 5º ano.

2 comentários:

zira disse...

Deve ter sido um dia especial com incentivo à leitura. Ah! e o sorriso feliz de todos!!!.
Parabéns foi um excelente ínicio escolar desta turma.
Eu sei que não vão faltar muitas outras iniciativas ao longo do ano...
Um beijinho expecial à Madalena,minha prima por afinidade e do coração.

Biblioteca Escolar disse...

Olá, Zira! Não vão faltar muitas outras iniciativas ao longo do ano e estamos a contar consigo para colaborar... ;o)