terça-feira, 24 de novembro de 2009

Astérix e Obélix em Santo António das Areias

Astérix e Obélix, as personagens criadas por Uderzo e Goscinny, fizeram recentemente 50 anos. Já é uma respeitável idade para estes dois irredutíveis gauleses.

Mas mais idoso que eles... é Panoramix, o simpático druida da aldeia. Panoramix enganou-se, misturou mal os ingredientes da poção mágica. A idade tem destas coisas! Astérix bebeu um pouco, Obélix não devia porque não precisa da poção mágica mas também bebeu "um pouco" porque é mesmo muito guloso. E o que é que acontece quando se bebe uma poção mágica que até nem está bem preparada? Muita coisa pode acontecer... Astérix e Obélix... Puff! Saltaram da Gália e apareceram... em Santo António das Areias. Os alunos do 9º ano estão a tentar ajudá-los para que consigam voltar à aldeia gaulesa onde sempre viveram. Por esta altura já os fiéis leitores de Astérix e Obélix estarão a pensar que em nenhum dos livros acontece tal coisa. Pois não, mas aqui na Escola prepara-se uma nova história. Como? Os alunos do 9º ano estão a escrever, com a ajuda da professora de Francês, esta nova aventura dos dois heróis da BD. Mas não se resume ao que já explicámos...

Contamos com uma colaboração especial. Joaquim Carita, encarregado de educação de dois alunos mais novos, apreciador de BD e com muito jeito para o desenho, esteve hoje na nossa Biblioteca Escolar para ajudar os alunos do 9º ano e a professora Cristina, docente de Francês.

Tudo começou com o relembrar das características físicas e psicológicas das novas personagens para uma aventura criada pelos alunos do 9º ano. Em seguida, cada aluno fez o esboço do rosto de outro colega.
Joaquim Carita ajudou e, a meio da actividade, à hora da aula de Educação Visual, juntou-se a nós a professora Cátia, docente dessa disciplina. Os livros de Astérix e Obélix existentes na BE foram folheados para que os alunos pudessem apreciar o traço de Uderzo e Goscinny.

Este é um dos trabalhos elaborados durante a tarde de hoje. As personagens estão criadas e, na próxima sessão, em que contaremos também com a presença e colaboração de Joaquim Carita, será feita a primeira prancha da aventura vivida por Astérix e Obélix em Santo António das Areias.