quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Um dia especial



O professor José Maria, elemento da Direcção Executiva, começou por relembrar o programa elaborado para comemorar a 28 de Janeiro o Dia da Escola, seguindo-se o hastear da bandeira acompanhado pelo hino da EBI C/JI Dr. Manuel Magro Machado. Como já vem sendo tradição, o 5º e o 6º ano cantaram o hino, sob a orientação do Professor Nuno Rufino. Todos os alunos foram depois convidados a comer uma deliciosa fatia de bolo e, entretanto, chegou o nosso convidado, o Professor Jorge Oliveira. Acompanhado da responsável pela Biblioteca Itinerante de Marvão e pelo Vereador da Cultura, Catarina Machado e Pedro Sobreiro, visitou na Biblioteca Escolar a exposição "A Escola em tempos idos".

Já no refeitório, o Professor Jorge Oliveira falou dos seus tempos de docente em Santo António das Areias, dezoito anos de histórias que prenderam a atenção da comunidade escolar presente. Uma das funcionárias da Escola e antiga aluna do Professor Jorge, Maria João, presenteou-o com um ramo de flores, em sinal de reconhecimento pela dedicação deste professor.

Pedro Sobreiro e Catarina Machado ofereceram então à Biblioteca Escolar um conjunto de livros novos para enriquecer mais ainda o fundo documental da BE. Esta oferta resulta do Protocolo assinado entre o Município de Marvão e o Plano Nacional de Leitura, projecto destinado a promover o desenvolvimento de competências nos domínios da leitura e da escrita.

Depois do almoço tivemos mais convidados, os utentes do Centro de Dia. Acompanhados por Cristina Folgado, Animadora Cultural da Casa do Povo de Santo António das Areias, dinamizaram vários jogos tradicionais no pátio da Escola. Os alunos do ensino pré-escolar e 1º ciclo gostaram muito, foi uma festa! Terminados os jogos, os nossos convidados lancharam connosco no bar.

No Grupo Desportivo Arenense decorreu uma peça de teatro. A turma do 8º ano representou para os alunos de 2º e 3º ciclos a peça "Os herdeiros da lua de Joana", obra aconselhada pelo Plano Nacional de Leitura.

Foi um dia muito especial!

Nenhum comentário: