terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Ofertas da Feira do Livro

Ofertas da Feira do Livro

View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: história do)

Tivemos este ano, à semelhança do ano passado, direito a 10% sobre o valor das vendas conseguidas durante a Feira do Livro. Ou seja, foram-nos oferecidos pela Nova Optimapress 8 livros para a Biblioteca Escolar. Escolhemo-los a pensar nos gostos e idades dos nossos alunos e estarão disponíveis para requisição ou leitura presencial a partir do 2º período.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Participação em concurso nacional

A Editora Civilização promove, em parceria com o Plano Nacional de Leitura, um concurso de produção textual sobre o tema "Ler ajuda a crescer...". A Mafalda Machado, aluna do 6º ano, aceitou o nosso desafio para ser a representante da Escola. O seu texto, que bastante apreciámos e abaixo transcrevemos, seguiu já direitinho ao júri. Que vençam os cinco melhores! O prémio, uma Biblioteca com todos os livros do catálogo da Civilização que estejam incluídos no Plano Nacional de Leitura, é tentador!
Ler Ajuda a Crescer

Gostas de ler? Hum, sê sincero… gostas mesmo de ler? Pronto, não te chateio mais. Bem, mesmo que não gostes de ler, nem que seja uma página de um livro, ao menos tenta ouvir por uns minutos uma composição que a minha escola me pediu para fazer sobre o titulo “Ler Ajuda a Crescer”, uma actividade organizada pela Civilização Editora, pode ser?
Olha, vou começar por dizer como é tão importante para mim ler um livro. Quando eu era mais novinha, tinha eu 8 anos não apreciava livros… muito menos lê-los!!!
Só pegava num livro para ver as imagens e se não tinha, era pegar nele com uma mão, guardá-lo numa gaveta e não o voltar a ver! Hoje estou arrependida das atitudes que tinha há uns anos atrás… hoje com os meus 11 anos uma das coisas que mais gosto de fazer é ler! Parece estranho mas, é verídico! E olha que muitas crianças da minha idade que não gostam de ler, faz com que não cresçam tão depressa como aquelas que realmente gostam de o fazer!
Não estás a entender pois não? Repara no titulo… “Ler Ajuda a Crescer”, por isso, se ler é crescer, crescer é ler!
Sabias que cada vez que lês uma página de um livro, estás a aprender uma coisa nova? Agora, depende daquilo que lês.
Eu com este texto, não pretendo que tu leias todos os dias, mas sim, quando tiveres um tempo-livre, em vez de estares “agarrado” ao computador, até à hora de ires dormir!
Porque tu em 10 minutos aprendes muito mais do que 4 horas “colado” ao computador!
Já viste, bastam apenas 10 minutinhos do tempo-livre para aprenderes.
Agora quando me oferecem um livro, seja no Natal ou nos anos, adoro bastante! E quando arranjo um tempinho livre… ai ai, leio uma ou duas páginas e aprendo sempre um lema na minha vida, e isso faz-me sentir cada vez mais adulta.
Mas é preciso ter em atenção, que os livros têm de ser apropriados para a tua idade, porque se vais ler um livro gigante, é bastante maçudo, não se aprende nada e às vezes nem chegas a perceber aquilo que lês, e aí sim, é só perder tempo! E olha que digo isto com alguma razão, já experimentei a ler um dos livros do Harry Potter e eu suava!!! Era enorme, e não é apropriado para a minha idade! Aliás eu só o comprei porque não sabia que era enorme e cansativo…
Os livros bons para a minha idade, são aqueles pequenos, engraçados e com principio, meio e fim.
Espero que tenhas aprendido que ler um livro é um das coisas mais importantes na tua infância! Ás vezes não tens vontade de ser maior? Então, dou-te um conselho, lê um livro!
Olha, posso fazer-te uma pergunta?
Então cá vai… Custou muito teres ouvido o meu texto por 5 minutos? Não!!! A sério? Mesmo? Obrigada!
Vês como é fácil, ouvir um texto que alerta para o mundo da realidade dos livros. Até é interessante. Olha sabe-se lá se um dia não escreves um livro! Pois é…
Bem, mas pensava que tinha sido um bocadinho chato! Mas obrigada por teres gostado de ouvir.
Por isso, não te esqueças de arranjar algum bocadinho para leres umas páginas de um livro, porque, só te faz é bem!
ADEUS, e até à próxima composição!


Mafalda da Cruz Machado
6º ano
EBI C/JI Dr. Manuel Magro Machado

domingo, 28 de dezembro de 2008

A web 2.0 promove a leitura

"Está a surgir uma nova forma de leitura."

Começa assim o artigo do "Público" que nos informa sobre a inauguração de uma biblioteca muito especial. É uma biblioteca digital, criada em parceria com o Plano Nacional de Leitura. Para quem não sabe, e explicado de uma forma muito simples, trata-se de um site onde estão livros inteiros à disposição de qualquer pessoa, à distância de um "clique".
A Biblioteca de Livros Digitais tem neste momento 9 livros destinados a crianças e jovens, mas nos próximos meses o número aumentará para 44. Para além de poderem ler as histórias, os utilizadores desta inovadora biblioteca podem ainda apreciar as ilustrações e ouvir alguns actores interpretar as personagens. Muito interessante, não é? Mas as surpresas não acabam aqui! Ao fazerem o registo no site, os utilizadores tornam-se "amigos" da biblioteca e têm a oportunidade de participar na secção "Os Livros da Malta", onde cada um pode acrescentar algo no final de qualquer livro.
Apetece ir espreitar, não? Basta clicar aqui!

sábado, 27 de dezembro de 2008

Muitos livros novos na BE

Obras do Plano Nacional de Leitura
View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: pnl plano)


Assim que nos foi comunicado o valor da verba atribuída à Escola pelo Plano Nacional da Leitura para aquisição de obras PNL de ensino pré-escolar, 1º e 2º ciclos iniciámos o processo de selecção dos livros que viríamos a adquirir quando a verba nos fosse disponibilizada pelo Gabinete de Gestão Financeira. Mas não nos ficámos por aqui... No final do ano lectivo 2007/2008 a Equipa Coordenadora da Biblioteca Escolar elaborou um projecto de leitura para o 3º ciclo e enviou-o para o Plano Nacional de Leitura. Já no início deste ano lectivo foi-nos comunicado que o nosso projecto tinha sido aprovado e, consequentemente, a Escola receberia mais uma verba, desta vez para aquisição de obras do 3º ciclo. Terminadas as compras, temos muitos livros novos e prontinhos para descobrir. Salientamos que, segundo orientações do PNL, adquirimos vários exemplares de cada título, consoante o número de alunos das turmas.
Brevemente serão divulgados os livros adquiridos para o ensino pré-escolar e 1º ciclo.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Biblioteca Escolar - Estatística 1º Período

Chegado o final do 1º período é altura de avaliar o funcionamento da Biblioteca Escolar e, entre os vários campos em avaliação, há que dar atenção às requisições domiciliárias. Mês a mês, os resultados são estes:

Setembro

Nº de requisições - 70
Documento mais requisitado - Livro "Não faz mal ser diferente"
Leitor com mais requisições - Carina Carrilho (4º ano)


Outubro

Nº de requisições - 172
Documento mais requisitado - Filme "Flushed away: por água abaixo"
Leitor com mais requisições - Rute Oliveira (7º ano)

Novembro

Nº de requisições - 105
Documento mais requisitado - Filme "Chicken Little"
Leitor com mais requisições - Liliana Rosa (1º ano)


Dezembro
Nº de requisições - 50
Documento mais requisitado - Livro "Três histórias de amor"
Leitor com mais requisições - Luís Barradas (3º ano)


1º Período

Nº de requisições - 397
Documento mais requisitado - Filme "Bee movie: história de uma abelha"
Leitor com mais requisições - Liliana Rosa (1º ano)

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Aconteceu na última semana do 1º Período

A professora Elisabete Pereira e os alunos do 7º ano desenvolveram um projecto muito interessante no decorrer do 1º período. Pesquisaram jogos tradicionais, preparam cada um deles com muito cuidado e convidaram os restantes alunos da Escola para experimentarem no pátio várias destas actividades tradicionais.






As professoras Ana Reis (Educação Moral Religiosa e Católica), Helena Tomás (Educação Visual) e os alunos do 3º ciclo trabalharam o tema "Natal" nas disciplinas referidas. O resultado, bem bonito, está exposto no corredor em frente à Biblioteca Escolar. Vale a pena espreitar!




terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Plano Nacional de Leitura - 2º Ciclo



"O Pote de Mel - A História do Mundo numa Fábula Maia", de Rigoberta Menchú Tum, é uma obra recomendada para leitura orientada. Durante algumas aulas de Estudo Acompanhado, os alunos do 6º ano leram os vários contos e, em pequenos grupos, elaboraram resumos. Hoje, na presença da Coordenadora da BE, cada grupo apresentou um conto aos restantes elementos da turma e produzimos um pequeno vídeo. Ficou combinado que faremos um trabalho mais elaborado, e com outras obras do PNL, para apresentação à escola no decorrer da Semana da Leitura.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Os cantores do 6º A

O grupo de alunos que constitui a turma A do 6º ano dirigiu-se hoje, pelas 13.30 horas, ao Centro Infantil de Santo António das Areias com o objectivo de cantar uma canção de Natal aos colegas mais novos e oferecer-lhes postais elaborados para esse efeito.
Também o grupo de alunos do 5º ano foi, pelas 16 horas, ao Centro de Dia de Santo António das Areias para cantar e oferecer postais aos utentes.
Esta actividade foi uma proposta das docentes do Departamento de Línguas.

Clube de Leitura III



Decorreu hoje a terceira sessão do "Clube de Leitura", actividade a desenvolver ao longo do ano no âmbito do Plano Nacional de Leitura do 3º ciclo.
A Filipa e a Ana Carolina, alunas do 7º ano, apresentaram aos colegas o conto "A boneca de cera".

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

60 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

«Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade."

Artigo 1.º da Declaração Universal dos Direitos do Homem



A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adoptada pelas Nações Unidas em 10 de Dezembro de 1948. Composta por René Cassin, a partir de um documento de John Peter Humprey que resultou da compilação e análise de diversos documentos de Direitos Humanos, a DUDH delineia os direitos humanos básicos que cada ser humano deve usufruir. Teve como origem primordial os abalos provocados pela 2ª guerra mundial, na medida em que os Estados Fundadores da ONU aspiravam construir um mundo sob novos alicerces ideológicos.

O ano de 2008 é um marco histórico. Um ano que marca, a 10 de Dezembro, os 60 anos desde o nascimento deste importante documento que é a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Assim, as campanhas da Amnistia Internacional tornam-se um meio de relembrar aos Estados a importância da DUDH e evidenciar que muitas violações de Direitos Humanos continuam a ser
cometidas.


Convidamos todos a aderirem às iniciativas planeadas pela Amnistia Internacional e a agirem no sentido de promover o respeito pelos direitos humanos. Uma forma de o fazer é conhecer e divulgar este filme animado de 20 min, realizado em 1988, por Stephen Johnson, que reúne 41 desenhadores, músicos e produtores que deram vida aos 30 artigos da DUDH.

Amnistia Internacional Portugal

domingo, 7 de dezembro de 2008

Sessões de Sensibilização na Escola

O Projecto Mundo Brilhante é da responsabilidade de uma pequena equipa multidisciplinar composta por psicólogos educacionais e animadores sócio-culturais. Estes contadores de histórias visitam as escolas e dinamizam sessões lúdico-pedagógicas, que partem das necessidades/sugestões dos professores e são adaptadas às diferentes faixas etárias.

No dia 5 de Dezembro a Biblioteca Escolar recebeu o Dr. Alfredo Leite, director pedagógico do Projecto Mundo Brilhante, e os alunos da Escola participaram nas diferentes sessões que solicitámos:

Pré-escolar

"As aventuras da Yolita na terra da montanha lilás" - Conto e sensibilização para a importância da criatividade

1º ciclo

"Quero crescer, quero ler" - sessão de sensibilização sobre a importância da leitura.

2º ciclo

"O menino que não gostava de ler" - Conto e actividades

3º ciclo

"Sexualidade, um mundo de questões" - Reflexão sobre as questões essenciais

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

A Árvore da BE





E aqui está o projecto que, há uns dias atrás, a Nádia Mimoso e algumas alunas colaboradoras da BE tinham entre mãos: a Árvore de Natal.
Ficou tão bonita!
As caixinhas para prendas (que se vêem na base da árvore) foram feitas na aula de Educação Tecnológica, pelos alunos do 8º ano e pela professora Helena Tomás.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Dia Mundial da Luta Contra a SIDA

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA e, porque esta doença não escolhe idade, sexo, raça ou religião, informar/educar é preciso. Para prevenir.

O filme "Philadelphia" passa hoje no canal RTP1, mas num horário tardio...