segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Participação em concurso nacional

A Editora Civilização promove, em parceria com o Plano Nacional de Leitura, um concurso de produção textual sobre o tema "Ler ajuda a crescer...". A Mafalda Machado, aluna do 6º ano, aceitou o nosso desafio para ser a representante da Escola. O seu texto, que bastante apreciámos e abaixo transcrevemos, seguiu já direitinho ao júri. Que vençam os cinco melhores! O prémio, uma Biblioteca com todos os livros do catálogo da Civilização que estejam incluídos no Plano Nacional de Leitura, é tentador!
Ler Ajuda a Crescer

Gostas de ler? Hum, sê sincero… gostas mesmo de ler? Pronto, não te chateio mais. Bem, mesmo que não gostes de ler, nem que seja uma página de um livro, ao menos tenta ouvir por uns minutos uma composição que a minha escola me pediu para fazer sobre o titulo “Ler Ajuda a Crescer”, uma actividade organizada pela Civilização Editora, pode ser?
Olha, vou começar por dizer como é tão importante para mim ler um livro. Quando eu era mais novinha, tinha eu 8 anos não apreciava livros… muito menos lê-los!!!
Só pegava num livro para ver as imagens e se não tinha, era pegar nele com uma mão, guardá-lo numa gaveta e não o voltar a ver! Hoje estou arrependida das atitudes que tinha há uns anos atrás… hoje com os meus 11 anos uma das coisas que mais gosto de fazer é ler! Parece estranho mas, é verídico! E olha que muitas crianças da minha idade que não gostam de ler, faz com que não cresçam tão depressa como aquelas que realmente gostam de o fazer!
Não estás a entender pois não? Repara no titulo… “Ler Ajuda a Crescer”, por isso, se ler é crescer, crescer é ler!
Sabias que cada vez que lês uma página de um livro, estás a aprender uma coisa nova? Agora, depende daquilo que lês.
Eu com este texto, não pretendo que tu leias todos os dias, mas sim, quando tiveres um tempo-livre, em vez de estares “agarrado” ao computador, até à hora de ires dormir!
Porque tu em 10 minutos aprendes muito mais do que 4 horas “colado” ao computador!
Já viste, bastam apenas 10 minutinhos do tempo-livre para aprenderes.
Agora quando me oferecem um livro, seja no Natal ou nos anos, adoro bastante! E quando arranjo um tempinho livre… ai ai, leio uma ou duas páginas e aprendo sempre um lema na minha vida, e isso faz-me sentir cada vez mais adulta.
Mas é preciso ter em atenção, que os livros têm de ser apropriados para a tua idade, porque se vais ler um livro gigante, é bastante maçudo, não se aprende nada e às vezes nem chegas a perceber aquilo que lês, e aí sim, é só perder tempo! E olha que digo isto com alguma razão, já experimentei a ler um dos livros do Harry Potter e eu suava!!! Era enorme, e não é apropriado para a minha idade! Aliás eu só o comprei porque não sabia que era enorme e cansativo…
Os livros bons para a minha idade, são aqueles pequenos, engraçados e com principio, meio e fim.
Espero que tenhas aprendido que ler um livro é um das coisas mais importantes na tua infância! Ás vezes não tens vontade de ser maior? Então, dou-te um conselho, lê um livro!
Olha, posso fazer-te uma pergunta?
Então cá vai… Custou muito teres ouvido o meu texto por 5 minutos? Não!!! A sério? Mesmo? Obrigada!
Vês como é fácil, ouvir um texto que alerta para o mundo da realidade dos livros. Até é interessante. Olha sabe-se lá se um dia não escreves um livro! Pois é…
Bem, mas pensava que tinha sido um bocadinho chato! Mas obrigada por teres gostado de ouvir.
Por isso, não te esqueças de arranjar algum bocadinho para leres umas páginas de um livro, porque, só te faz é bem!
ADEUS, e até à próxima composição!


Mafalda da Cruz Machado
6º ano
EBI C/JI Dr. Manuel Magro Machado

Nenhum comentário: