segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

60 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

«Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade."

Artigo 1.º da Declaração Universal dos Direitos do Homem



A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adoptada pelas Nações Unidas em 10 de Dezembro de 1948. Composta por René Cassin, a partir de um documento de John Peter Humprey que resultou da compilação e análise de diversos documentos de Direitos Humanos, a DUDH delineia os direitos humanos básicos que cada ser humano deve usufruir. Teve como origem primordial os abalos provocados pela 2ª guerra mundial, na medida em que os Estados Fundadores da ONU aspiravam construir um mundo sob novos alicerces ideológicos.

O ano de 2008 é um marco histórico. Um ano que marca, a 10 de Dezembro, os 60 anos desde o nascimento deste importante documento que é a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Assim, as campanhas da Amnistia Internacional tornam-se um meio de relembrar aos Estados a importância da DUDH e evidenciar que muitas violações de Direitos Humanos continuam a ser
cometidas.


Convidamos todos a aderirem às iniciativas planeadas pela Amnistia Internacional e a agirem no sentido de promover o respeito pelos direitos humanos. Uma forma de o fazer é conhecer e divulgar este filme animado de 20 min, realizado em 1988, por Stephen Johnson, que reúne 41 desenhadores, músicos e produtores que deram vida aos 30 artigos da DUDH.

Amnistia Internacional Portugal

Nenhum comentário: