terça-feira, 30 de dezembro de 2008
Ofertas da Feira do Livro
segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
Participação em concurso nacional
Olha, vou começar por dizer como é tão importante para mim ler um livro. Quando eu era mais novinha, tinha eu 8 anos não apreciava livros… muito menos lê-los!!!
Só pegava num livro para ver as imagens e se não tinha, era pegar nele com uma mão, guardá-lo numa gaveta e não o voltar a ver! Hoje estou arrependida das atitudes que tinha há uns anos atrás… hoje com os meus 11 anos uma das coisas que mais gosto de fazer é ler! Parece estranho mas, é verídico! E olha que muitas crianças da minha idade que não gostam de ler, faz com que não cresçam tão depressa como aquelas que realmente gostam de o fazer!
Não estás a entender pois não? Repara no titulo… “Ler Ajuda a Crescer”, por isso, se ler é crescer, crescer é ler!
Sabias que cada vez que lês uma página de um livro, estás a aprender uma coisa nova? Agora, depende daquilo que lês.
Eu com este texto, não pretendo que tu leias todos os dias, mas sim, quando tiveres um tempo-livre, em vez de estares “agarrado” ao computador, até à hora de ires dormir!
Porque tu em 10 minutos aprendes muito mais do que 4 horas “colado” ao computador!
Já viste, bastam apenas 10 minutinhos do tempo-livre para aprenderes.
Agora quando me oferecem um livro, seja no Natal ou nos anos, adoro bastante! E quando arranjo um tempinho livre… ai ai, leio uma ou duas páginas e aprendo sempre um lema na minha vida, e isso faz-me sentir cada vez mais adulta.
Mas é preciso ter em atenção, que os livros têm de ser apropriados para a tua idade, porque se vais ler um livro gigante, é bastante maçudo, não se aprende nada e às vezes nem chegas a perceber aquilo que lês, e aí sim, é só perder tempo! E olha que digo isto com alguma razão, já experimentei a ler um dos livros do Harry Potter e eu suava!!! Era enorme, e não é apropriado para a minha idade! Aliás eu só o comprei porque não sabia que era enorme e cansativo…
Os livros bons para a minha idade, são aqueles pequenos, engraçados e com principio, meio e fim.
Espero que tenhas aprendido que ler um livro é um das coisas mais importantes na tua infância! Ás vezes não tens vontade de ser maior? Então, dou-te um conselho, lê um livro!
Olha, posso fazer-te uma pergunta?
Então cá vai… Custou muito teres ouvido o meu texto por 5 minutos? Não!!! A sério? Mesmo? Obrigada!
Vês como é fácil, ouvir um texto que alerta para o mundo da realidade dos livros. Até é interessante. Olha sabe-se lá se um dia não escreves um livro! Pois é…
Bem, mas pensava que tinha sido um bocadinho chato! Mas obrigada por teres gostado de ouvir.
Por isso, não te esqueças de arranjar algum bocadinho para leres umas páginas de um livro, porque, só te faz é bem!
ADEUS, e até à próxima composição!
Mafalda da Cruz Machado
6º ano
EBI C/JI Dr. Manuel Magro Machado
domingo, 28 de dezembro de 2008
A web 2.0 promove a leitura
Começa assim o artigo do "Público" que nos informa sobre a inauguração de uma biblioteca muito especial. É uma biblioteca digital, criada em parceria com o Plano Nacional de Leitura. Para quem não sabe, e explicado de uma forma muito simples, trata-se de um site onde estão livros inteiros à disposição de qualquer pessoa, à distância de um "clique".
A Biblioteca de Livros Digitais tem neste momento 9 livros destinados a crianças e jovens, mas nos próximos meses o número aumentará para 44. Para além de poderem ler as histórias, os utilizadores desta inovadora biblioteca podem ainda apreciar as ilustrações e ouvir alguns actores interpretar as personagens. Muito interessante, não é? Mas as surpresas não acabam aqui! Ao fazerem o registo no site, os utilizadores tornam-se "amigos" da biblioteca e têm a oportunidade de participar na secção "Os Livros da Malta", onde cada um pode acrescentar algo no final de qualquer livro.
sábado, 27 de dezembro de 2008
Muitos livros novos na BE
sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
Biblioteca Escolar - Estatística 1º Período
quinta-feira, 25 de dezembro de 2008
Aconteceu na última semana do 1º Período
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
Plano Nacional de Leitura - 2º Ciclo
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
Os cantores do 6º A
Também o grupo de alunos do 5º ano foi, pelas 16 horas, ao Centro de Dia de Santo António das Areias para cantar e oferecer postais aos utentes.
Esta actividade foi uma proposta das docentes do Departamento de Línguas.
Clube de Leitura III
Decorreu hoje a terceira sessão do "Clube de Leitura", actividade a desenvolver ao longo do ano no âmbito do Plano Nacional de Leitura do 3º ciclo.
A Filipa e a Ana Carolina, alunas do 7º ano, apresentaram aos colegas o conto "A boneca de cera".
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
60 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos
«Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade."
Artigo 1.º da Declaração Universal dos Direitos do Homem
A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adoptada pelas Nações Unidas em 10 de Dezembro de 1948. Composta por René Cassin, a partir de um documento de John Peter Humprey que resultou da compilação e análise de diversos documentos de Direitos Humanos, a DUDH delineia os direitos humanos básicos que cada ser humano deve usufruir. Teve como origem primordial os abalos provocados pela 2ª guerra mundial, na medida em que os Estados Fundadores da ONU aspiravam construir um mundo sob novos alicerces ideológicos.
O ano de 2008 é um marco histórico. Um ano que marca, a 10 de Dezembro, os 60 anos desde o nascimento deste importante documento que é a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Assim, as campanhas da Amnistia Internacional tornam-se um meio de relembrar aos Estados a importância da DUDH e evidenciar que muitas violações de Direitos Humanos continuam a ser
cometidas.
Convidamos todos a aderirem às iniciativas planeadas pela Amnistia Internacional e a agirem no sentido de promover o respeito pelos direitos humanos. Uma forma de o fazer é conhecer e divulgar este filme animado de 20 min, realizado em 1988, por Stephen Johnson, que reúne 41 desenhadores, músicos e produtores que deram vida aos 30 artigos da DUDH.
Amnistia Internacional Portugal
domingo, 7 de dezembro de 2008
Sessões de Sensibilização na Escola
O Projecto Mundo Brilhante é da responsabilidade de uma pequena equipa multidisciplinar composta por psicólogos educacionais e animadores sócio-culturais. Estes contadores de histórias visitam as escolas e dinamizam sessões lúdico-pedagógicas, que partem das necessidades/sugestões dos professores e são adaptadas às diferentes faixas etárias.
No dia 5 de Dezembro a Biblioteca Escolar recebeu o Dr. Alfredo Leite, director pedagógico do Projecto Mundo Brilhante, e os alunos da Escola participaram nas diferentes sessões que solicitámos:
Pré-escolar
"As aventuras da Yolita na terra da montanha lilás" - Conto e sensibilização para a importância da criatividade
1º ciclo
"Quero crescer, quero ler" - sessão de sensibilização sobre a importância da leitura.
2º ciclo
"O menino que não gostava de ler" - Conto e actividades
3º ciclo
"Sexualidade, um mundo de questões" - Reflexão sobre as questões essenciais
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
A Árvore da BE
E aqui está o projecto que, há uns dias atrás, a Nádia Mimoso e algumas alunas colaboradoras da BE tinham entre mãos: a Árvore de Natal.