sábado, 1 de novembro de 2008

A Maratona de Contos



A semana passada foi diferente. Os alunos foram todos os dias à BE, acompanhados pelas suas professoras, desde o pré-escolar ao 4º ano.
Pegámos no livro "Abada de Histórias", de António Mota, e seleccionámos 5 delas.
Pedimos à nossa colega Olga Rego que nos fizesse uma bonita caderneta de cromos, baseada nas histórias a trabalhar durante os 5 dias, e assim foi. Convidámos as professoras Ana Reis e Margarida Mangerona para contarem duas das histórias por nós escolhidas e... assim foi.
Na segunda-feira, a professora Fernanda Fernandes contou a história "A velha e o garrafão". Em seguida, os alunos receberam o álbum de cromos e, na primeira página, encontraram três cromos por colorir. Pintaram apenas os dois que se relacionavam com a história.
Na terça-feira, a professora Helena Tomás contou a história "As cabras do Pedro". Os alunos receberam depois sete peças que formavam três cromos sobre a história. Juntaram as partes certas, ordenaram as imagens de acordo com a sequência da história e colaram os cromos no álbum.
Na quarta-feira, a professora Paula Morgado contou a história "Que medo!". Os cromos do dia foram desenhados e coloridos pelos alunos, mas só depois de se ter decidido quais os momentos mais importantes da história e que deveriam ficar registados sob a forma de cromo no álbum. (Não existe fotografia para a quarta-feira porque a professora Paula Morgado costuma ser a repórter fotográfica mas nesse dia estava a contar uma história...)
Na quinta-feira, a professora Ana Reis contou a história "Como nasceram as zebras". Encontraram no álbum de cromos, para essa história, um único cromo gigante. A tarefa consistiu em encontrar uma zebra pequenina entre muitos outros animais grandes.
Na sexta-feira, a professora Margarida Mangerona contou a história "A galinha vadia". Todos os alunos receberam, nesse dia, três cromos com ilustrações da autoria da professora Olga Rego e pintados pela Nádia Mimoso, auxiliar da BE. Depois de colocados pela ordem correcta, foram colados na última página do álbum. As cadernetas de cromos, que estiveram na BE durante toda a semana, foram levadas pelos alunos na sexta-feira.
Terminada a semana, concretizada a actividade de forma tão satisfatória, queremos deixar um agradecimento às professoras Ana Reis e Margarida Mangerona por terem tão prontamente concordado em contar uma história, à professora Olga Rego por ter elaborado o álbum de cromos em tão pouco tempo, às alunas colaboradoras da BE por terem ajudado a cortar tantos materiais e à Nádia Mimoso por ter colorido os últimos cromos como uma verdadeira ilustradora!

Nenhum comentário: