domingo, 16 de novembro de 2008

José Saramago

José Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga, concelho da Golegã, no dia 16 de Novembro de 1922. No entanto, o próprio Saramago diz que, por atraso dos pais no registo, tem o aniversário oficial a 18 de Novembro...
Foi viver para Lisboa com os pais ainda não tinha três anos. A sua vida não foi fácil. Fez o ensino secundário e não pôde continuar os estudos devido às dificuldades económicas da família. Teve de começar a trabalhar: o primeiro emprego foi como serralheiro mecânico, depois desenhador, funcionário da saúde e da previdência social, editor, tradutor, jornalista.
Publicou o seu primeiro livro, “Terra do Pecado”, em 1947. A sua bibliografia é extensa e, em 2001, publicou “A Maior Flor do Mundo”, uma história para crianças, que se concretiza numa breve mas interessante narrativa.

(Produzido em 2007, o filme ganhou o prémio de melhor animação do Anchorage Internacional Film Festival e foi nomeado para os Goya na categoria de melhor curta-metragem. José Saramago aparece no filme, como narrador e como personagem.)
Este escritor recebeu já inúmeros prémios, entre os quais o Prémio Camões, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores em 1995 e, em 1998, na Suécia, o Prémio Nobel da Literatura.

Nenhum comentário: