sábado, 29 de novembro de 2008
"Marvão - à mesa com a tradição"
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
Clube de Leitura II
Os alunos do 7º ano continuam a dinamizar o Clube de Leitura, uma actividade do projecto "Plano Nacional de Leitura - 3º ciclo" da Escola. Hoje foi a vez do Pedro e do Miguel, escolheram o texto D. Caio. Da primeira sessão do Clube para esta vimos o público aumentar e, por isso, todos nós que estivemos envolvidos na organização da actividade ficámos muito contentes. A pouco e pouco, esperamos, o gosto pela leitura alargar-se-á a toda a população escolar!
D. Caio
Era um alfaiate muito poltrão, que estava trabalhando à porta da rua; como ele tinha medo de tudo, o seu gosto era fingir-se de valente. Vai de uma vez viu muitas moscas juntas e de uma pancada matou sete. Daí em diante não fazia senão gabar-se:
- Eu cá mato sete de uma vez!
Ora o rei andava muito aparvalhado, porque lhe tinha morrido na guerra o seu general Dom Caio, que era o maior valente que havia, e as tropas do inimigo já vinham contra ele, porque sabiam que não tinha quem mandasse a combatê-las. Os que ouviram o alfaiate andar a dizer por toda a parte: “Eu cá mato sete de uma vez!” foram logo metê-lo no bico do rei, que se lembrou de que quem era tão valente seria capaz de ocupar o posto de Dom Caio.
Veio o alfaiate à presença do rei que lhe perguntou:
- É verdade que matas sete de uma vez?
- Saberá Vossa Majestade que sim.
- Então nesse caso vais comandar as minhas tropas e atacar os inimigos que me estão cercando.
Mandou vir o fardamento de dom Caio e fê-lo vestir ao alfaiate, que era muito baixinho, e que ficou com o chapéu de bicos enterrado até às orelhas; depois disse que trouxessem o cavalo branco de Dom Caio para o alfaiate montar. Ajudaram-no a subir para o cavalo, e ele já estava a tremer como varas verdes; assim que o cavalo sentiu as esporas botou à desfilada, e o alfaiate a gritar:
- Eu caio, eu caio!
Todos os que o ouviam por onde passava diziam:
- Ele agora diz que é o Dom Caio; já temos homem.
O cavalo, que andava acostumado às escaramuças, correu para o sítio em que se combatia, e o alfaiate com medo de cair ia agarrado às crinas, a gritar como um desesperado:
- Eu caio, eu caio!
O inimigo, assim que viu o cavalo branco do general valente e ouviu o grito: “Eu caio, eu caio!”, conheceu o perigo em que estava, e disseram os soldados uns para os outros:
- Estamos perdidos, que lá vem o Dom Caio; lá vem o Dom Caio!
E botaram a fugir à debandada; os soldados do rei foram-lhes no encalço e mataram-nos, e o alfaiate ganhou assim a batalha só em agarrar-se ao pescoço do cavalo e em gritar: “Eu caio”.
O rei ficou muito contente com ele e, em paga da vitória, deu-lhe a princesa em casamento, e ninguém fazia senão louvar o sucessor de Dom Caio pela sua coragem.
Teófilo Braga, Contos Tradicionais do Povo Português, Dom Quixote
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
O segundo "Chá de Letras"
Foi assim o segundo "Chá de Letras". Servimos chá, livros e revistas aos professores, alunos, alunos EFA e funcionários que estiveram na BE entre as 16 e as 17 horas. Obrigada a todos! E o próximo "Chá de Letras" fica marcado para 27 de Janeiro, combinado?
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
O que estão elas fazendo?
A Nádia (auxiliar da BE) e algumas alunas colaboradoras da Biblioteca têm entre mãos um projecto. Alguém sabe o que se passa? Aceitamos palpites e publicaremos no blogue as respostas mais criativas. Enviem as vossas ideias para o email da BE:
Antes e depois
DEPOIS
Pedimos à professora Olga Rego (Educação Visual e Tecnológica) que nos fizesse uma moldura para o expositor de destaques da BE. Os materiais utilizados foram, simplesmente, cartão e tinta e o resultado é o que se vê.
Obrigada, Olga, por teres tornado tão bonito o expositor da BE!
terça-feira, 25 de novembro de 2008
Detalhes da Feira do Livro
sábado, 22 de novembro de 2008
Próximas actividades da BE
Temos tantas novidades! E, para além dos livros de várias editoras, é com muito gosto que expomos e vendemos os trabalhos dos alunos da CERCI de Castelo de Vide. Há tanto por onde escolher que o difícil será decidir o que levar para casa…
A pedido de muitos alunos vamos continuar esta actividade. Decorrerá no dia 27 de cada mês, já que o primeiro chá foi servido no Dia das Bibliotecas Escolares da RBE, 27 de Outubro.
28 de Novembro – “Clube de Leitura”
O Pedro Caldeira e o Miguel Ângelo Felício apresentam, a quem comparecer, um conto ou poema… É surpresa! Começa às 16 horas.
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
domingo, 16 de novembro de 2008
José Saramago
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
O trabalho da Cátia e da Rute
terça-feira, 11 de novembro de 2008
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Tunas em Santo António das Areias
As receitas destinam-se a apoiar o projecto de construção do Lar de Idosos da Casa do Povo da localidade.
Estão convidadas 5 tunas que actuam graciosamente e assim se juntam em solidariedade com a instituição, no que promete ser "uma noite agradável e diferente".
Presentes estarão a EnfTuna - Escola Superior de Enfermagem de Portalegre, Tuna Papasmisto - Tuna Mista do Instituto Politécnico de Portalegre, Grupo Académico Seistetos da Universidade de Évora, Vetuna - Tuna de Medicina Veterinária de Lisboa e Hallituna - Escola Secundária de São Lourenço Portalegre.