sábado, 2 de agosto de 2008

"Abelha Maia" - Colecção em DVD


É Verão, o ano lectivo terminou e os alunos aproveitam ao máximo cada dia das férias "grandes". Entretanto, na Escola, prepara-se já o próximo ano escolar. A Biblioteca Escolar está em plena fase de aquisição de livros, filmes, música e jogos para reforço do fundo documental, para que em Setembro os alunos e restante comunidade educativa encontrem muitas novidades, pedagógicas e lúdicas.

Uma das aquisições é a colecção "Abelha Maia", uma série de animação bem conhecida da maioria dos Encarregados de Educação. Série realizada por Seiji Endô e Hiroshi Saitô, chegou à RTP em 1978. No genérico, ficarão alguns surpreendidos, as vozes pertencem a Ágata e Tozé Brito.





Mas o que muitos não sabem é que "As Aventuras da Abelha Maia" é um livro escrito por Waldemar Bonsels (escritor alemão: 21 de Fevereiro de 1880 - 31 de Julho de 1952). A primeira edição desta obra data de 1912.

Imagem: 1ª edição na língua inglesa


Neste livro de contos para crianças, Maia e os seus amigos Willy, (um zangão) Flip (um gafanhoto) e muitos outros insectos têm uma vida bastante animada . Outra personagem importante é a D. Cassandra, a professora de Maia, que lhe ensina as virtudes da sociedade das abelhas. O livro descreve o desenvolvimento de Maia, de uma criança aventureira e irreflectida até se tornar um adulto responsável na sociedade das abelhas.

Aconselhamos a visualização das páginas de outra edição em inglês aqui.

Nenhum comentário: