quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Uma proposta diferente - GEOCACHING



O "geocaching" pode ser considerado um desporto, uma espécie de caça ao tesouro ou um jogo. É uma actividade bastante divertida e empolgante, pratica-se ao ar livre e é indispensável possuir um GPS. Os praticantes desta modalidade são os chamados "geocachers".


O objectivo é encontrar uma "geocache" (ou "cache"), que foi colocada em qualquer local do mundo por um outro geocacher. A geocache é uma pequena caixa (ou tupperware), fechada e à prova de água, que contém um livro de registo e alguns objectos, como canetas, afia-lápis, moedas, bonecos para troca ou outras pequenas prendas.


Uma das características que diferencia o geocaching de outras actividades é o esforço feito no sentido de preservar a natureza e criar consciência ambientalista. Para tal, é normalmente pedido aos utilizadores que removam algum lixo das áreas onde praticam geocaching e que deixem as áreas visitadas iguais ou em melhor estado que antes. É usual também a realização de eventos que envolvem milhares de geocachers em todo o mundo limpando uma área em particular.


Mas como é que se joga?!


Um geocacher coloca um livro de registos, caneta ou lápis e os pequenos tesouros, num saco à prova de água, e depois anota as coordenadas de latitude e longitude da cache. Estas, em conjunto com outra informação sobre o local do esconderijo, são publicadas na Internet. Os geocachers descobridores lêem essa página e, com os receptores GPS, partem em busca da cache. Quando a encontram, registam o achado na mesma página de internet. Os Geocachers podem colocar ou retirar objectos da cache encontrada, normalmente fazem troca de coisas de pequeno valor para que haja sempre qualquer recordação para encontrar/trazer.
Algumas caches contêm o que se chama de "travel bugs" ou "Geocoins" - objectos que se deverão mover de cache em cache, e cujos percursos são registados online.


Geocaching em Portugal?!


Actualmente existem 598127 geocaches activas em 221 países, à espera de serem descobertas pelos geocachers. 2810 estão em Portugal e encontram-se devidamente anunciadas no site oficial.

Nenhum comentário: