sábado, 14 de junho de 2008

Os Matemáticos da Escola... na Biblioteca

"Estrelas" (Escher - 1948)

Entre 16 e 19 de Junho, na Biblioteca Escolar, decorre um Campeonato de Jogos Matemáticos, organizado pela equipa coordenadora da BE em colaboração com as professoras de Matemática, Dora Martins e Sónia Morais. Os alunos de 2º e 3º ciclos põem à prova os seus conhecimentos (em jogos como o Abalone, o Ouri ou o Hex, entre outros) e esforçam-se por chegar à grande final.

Horário do Campeonato

16 de Junho - 5º ano (das 10.45 às 12.15, na BE)

---> Acompanhados pelas professoras Dora Martins e Paula Morgado

17 de Junho - 6º ano (das 10.45 às 12.15, na BE)

---> Acompanhados pelas professoras Dora Martins, Sónia Morais e Paula Morgado

18 de Junho - 7º ano (das 10.45 às 12.15, na sala 12)

---> Acompanhados pelas professoras Sónia Morais e Paula Morgado

19 de Junho - 8º ano (das 9.00 às 10.30, na BE)

---> Acompanhados pelas professoras Dora Martins e Sónia Morais

Os apurados comparecerão na grande final, disputada a partir das 14h15m do dia 19 de Junho, na BE!

Ainda durante a semana, poderá ser apreciada na Biblioteca Escolar uma pequenina amostra dos trabalhos feitos pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide. Estes trabalhos, que fazem parte da magnífica exposição "A Matemática e a Arte", proposta pela BE/CRE da Escola Garcia D´Orta, resultam de um bem sucedido e louvável esforço conjunto de alunos, professores e funcionários. Departamentos e clubes, todos os níveis de ensino, todas as escolas do Agrupamento quiseram colaborar com a Biblioteca Escolar e apresentaram uma grande variedade de trabalhos cheios de qualidade: trabalhos com números, formas geométricas e simetrias, desenhos com símbolos matemáticos, biografias de matemáticos famosos, poemas inspirados na obra "Pequeno Livro de Desmatemática" de Manuel António Pina, origamis, fotografias de objectos, monumentos e símbolos com formas geométricas... Todas as fotografias desta belíssima exposição podem (e devem!) ser vistas aqui.

A Equipa Coordenadora da BE de Santo António das Areias agradece aos professores, aos alunos e à Coordenadora da BE da Escola Garcia D´Orta, a professora Fernanda Cunha, por tão gentilmente nos terem cedido alguns dos seus trabalhos.

Nenhum comentário: