segunda-feira, 2 de junho de 2008

Os artesãos na Escola (Post actualizado)


Começou hoje a Feira de Artesanato. Os artesãos vêm à escola mostrar a sua arte e dialogar com jovens e adultos. Neste primeiro dia contámos com a presença de Felícia Amador, aluna do último ano do curso de Design de Moda e Têxtil, na Escola Superior de Educação de Castelo Branco, e recebemos também João Manuel Rosado, que trabalha o ferro há dez anos. Ao longo da semana acrescentaremos fotos de todos os artesãos e peças de artesanato que passarão ainda pela Escola. No átrio exterior da Biblioteca Escolar encontra-se um pequeno painel informativo sobre o artesanato de Portugal.

Dia 2 da Feira de Artesanato

Contámos hoje com a presença de Inês Ramilo. Esta senhora trouxe-nos muitos trabalhos feitos com folhas de jornal. É o marido que os faz e à Inês cabe a tarefa da decoração. O artesanato em papel, tal como todos os outros tipos de artesanato, exige uma boa dose de paciência e muitas horas de trabalho numa mesma peça. Mas o resultado, diz quem visitou a artesã no Bar da Escola, é muito bonito. Que o digam os utentes do Centro de Dia de Santo António das Areias, que hoje se deslocaram à Escola para descobrir o artesanato de Inês Ramilo.

Dia 3 da Feira de Artesanato

Durante a manhã tivemos na Escola o senhor Manuel Escarameia, cesteiro. À tarde foi a vez da artesã de bijutaria e nossa colega, Olga Rego, mostrar o seu trabalho. Ambos ensinaram aos alunos a sua arte, as fotos o testemunham.

Dia 4 da Feira de Artesanato

Mais um dia, novo artesão. O senhor José Brás esteve hoje na Escola para dar a conhecer os seus bonitos trabalhos em madeira. Explicou como se faz, contou uma ida a um programa de televisão e, com o seu canivete, transformou um pedaço de madeira num engraçado porquinho. Teve visitas muito especiais: os meninos do Infantário e os utentes do Centro de Dia de Santo António das Areias.

Durante a tarde, as professoras da Equipa Coordenadora da Biblioteca Escolar mostraram e venderam os trabalhos em barro e madeira dos alunos da CERCI de Castelo de Vide. São objectos bem bonitos e perfeitinhos! Amanhã, último dia da Feira de Artesanato, vamos continuar a venda destas peças.

Nenhum comentário: