quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Receita de Ano Novo

Receita de Ano Novo

Para você ganhar belíssimo Ano Novo,

cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,

Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido

(mal vivido talvez ou sem sentido)

para você ganhar um ano

não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,

mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;

novo

até no coração das coisas menos percebidas

(a começar pelo seu interior)

novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,

mas com ele se come, se passeia,

se ama, se compreende, se trabalha,

você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,

não precisa expedir nem receber mensagens

(planta recebe mensagens?

passa telegramas?)

~~~

Não precisa

fazer lista de boas intenções

para arquivá-las na gaveta.

Não precisa chorar arrependido

pelas besteiras consumidas

nem parvamente acreditar

que por decreto de esperança

a partir de Janeiro as coisas mudem

e seja tudo claridade, recompensa,

justiça entre os homens e as nações,

liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,

direitos respeitados, começando

pelo direito augusto de viver.

~~~

Para ganhar um Ano Novo

que mereça este nome,

você, meu caro, tem de merecê-lo,

tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,

mas tente, experimente, consciente.

É dentro de você que o Ano Novo

cochila e espera desde sempre.

~~~

Carlos Drummond de Andrade

sábado, 26 de dezembro de 2009

Obras-oferta da Feira do Livro 2009

A equipa da Biblioteca Escolar organiza anualmente, na última semana de Novembro, a Feira do Livro. A Nova Optimapress, empresa a que recorremos para montar a feira, oferece à BE 10% do valor total das vendas em livros. Este ano, feitas as contas, foi-nos possível seleccionar as obras que apresentamos:

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Postal de Natal


Votos de um Natal...
... verdadeiramente mágico!
Que o melhor enfeite seja...
... um grande sorriso.
Que o presente ideal seja...
... a família reunida.
Porque o Natal...
...não é uma data.
Que seja um estado de espírito!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Pedro Seromenho

Recebemos hoje pelo correio uma encomenda especial, dois livros. "A Nascente de Tinta" e "900 - História de um Rei" foram-nos enviados pelo próprio autor, Pedro Seromenho, e... autografados! No início do 2º período estarão disponíveis na Biblioteca Escolar. Quanto ao escritor, Pedro Seromenho, esperamos em breve voltar a dedicar-lhe um post neste blogue... E mais não revelamos por agora.

Pedro Seromenho Rocha nasceu em 1975 na cidade de Salisbúria, República do Zimbabué. Aos 2 anos de idade estava a viver em Portugal e, actualmente, reside em Braga. Formou-se em Economia, mas dedica-se inteiramente a escrever e ilustrar livros para várias editoras portuguesas e brasileiras.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Educação para a Saúde

Ao longo do período, a Biblioteca Escolar recebeu e expôs trabalhos variados da autoria dos alunos. Os pedidos de divulgação (no espaço da BE e/ou no blogue) chegaram-nos da parte dos docentes dessas turmas. Agora que o primeiro período terminou divulgamos um último trabalho, uma apresentação PowerPoint elaborada pelos alunos do 5º A, com a Directora de Turma, nas aulas de Formação Cívica.


Festa de Natal 2009

Decorreu ontem a festa de Natal da Escola, teve início pelas 14 horas e o local foi a sala de espectáculos do Grupo Desportivo Arenense. Este ano contámos com a colaboração da Associação de Pais no exaustivo trabalho de organização que uma festa com estas características exige. Todas as turmas participaram com canções, dança, poesia ou dramatizações, desde o ensino pré-escolar ao curso EFA, e houve ainda duas actuações especiais: alguns encarregados de educação cantaram uma canção e um grupo de utentes do Centro de Dia de Santo António das Areias contou uma história de Natal. Que bom que foi poder contar com o envolvimento de tantas pessoas e assistir a alguns momentos verdadeiramente deliciosos!


Giggle nº 26

Já está disponível a edição nº 26 da revista Giggle. Se a versão para adolescentes e pré-adolescentes traz muitas notícias sobre as estrelas da música e do cinema, para além de sugestões de boas leituras PNL e jogos em papel, a versão para famílias tem muitas ideias engraçadas para pôr em prática com os mais pequenos durante a interrupção lectiva do Natal.
As duas revistas estão na secção "leituras", ali na barra lateral do blogue. --------------------------------------->

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Dar valor ao que temos e ao que somos

A Biblioteca Escolar acolheu ontem uma actividade proposta pela docente de EMRC, Ana Reis. "Dar valor ao que temos e ao que somos" foi o tema da sessão de sensibilização conduzida pelo Padre Paulo, missionário da Sociedade Missionária da Boa Nova. Os alunos do 3º ciclo ouviram o relato de algumas vivências deste missionário, acompanhadas da apresentação PowerPoint que nos cedeu para divulgar no blogue. Nesta época do ano, cada vez mais caracterizada pelo consumismo exagerado, fez-se a comparação entre sociedades pobres e sociedades mais abastadas e salientou-se a urgência de cada um de nós ajudar a construir um mundo melhor através das atitudes que apresentamos e da forma com que nos relacionamos com os outros diariamente.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Canções de Natal

Durante a manhã de ontem, os alunos do 2º e 3º ciclos foram cantar canções de Natal em português, inglês e francês. Estiveram em quatro locais diferentes... O grupo de 5º e 6º anos alegrou os pequenotes da sala de ensino pré-escolar da Escola e os ainda mais pequenotes do Centro Infantil de Santo António das Areias. O grupo de 7º, 8º e 9º anos cantou para os utentes do Centro de Dia de Santo António das Areias e também para os utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Marvão. Esta actividade foi uma iniciativa das docentes do Departamento Curricular de Línguas: Ana Cristina Almeida (Francês), Cecília Cruz (Inglês), Maria Fernanda Fernandes (Língua Portuguesa), Paula Morgado (Coordenadora do Departamento) e Sofia Cid (Língua Portuguesa).

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Novas tecnologias no ensino pré-escolar

Ontem, os alunos do ensino pré-escolar foram à Biblioteca Escolar para a primeira actividade de um projecto anual pensado no âmbito da literacia tecnológica e digital. A experiência foi divertida e enriquecedora.
O grande grupo de alunos chegou à BE e a sua atenção logo foi captada por uma novidade, algo que não havia na biblioteca antes...
O quadro interactivo, através do qual o professor Gonçalo (elemento da equipa da BE) explicou como se pinta uma imagem.

Terminada a explicação, os alunos sentaram-se em frente aos computadores portáteis e aprenderam a utilizar correctamente o rato.
O professor Gonçalo, a Nádia, a Sílvia e a educadora Lourdes ajudaram a concretizar a tarefa dada a estes alunos.
Pintar uma imagem de Natal, escrever o nome no trabalho e, para mais tarde recordar, imprimir em papel.
No final da actividade ainda houve tempo para experimentar o quadro interactivo da Biblioteca Escolar.
(Todas as fotografias foram gentilmente cedidas pela Nádia Mimoso.)

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Novas propostas de leitura

Já tínhamos referido o prémio que a Escola ganhou por ter participado no concurso "Pilhas de Livros", mas ainda não se tinha divulgado quais as obras do Plano Nacional de Leitura que nos foram entregues, pelo Director do Modelo de Portalegre, no passado dia 10 de Dezembro. A pouco e pouco vamos enchendo a Biblioteca Escolar!


Ciência e Cientistas

A Biblioteca Escolar iniciará em Janeiro o "Clube dos Cientistas", um projecto que pretende desenvolver competências no âmbito da literacia científica. A brincar, de uma forma muito agradável, vamos tratar temas em torno da Ciência. Para que o projecto decorra de forma positiva e se alcancem as metas definidas adquirimos na Feira do Livro, com verba do orçamento de escola, várias obras interessantes e adequadas.


Área de Projecto - Planetas

Os alunos do 7º ano, turma B, elaboraram ao longo deste período trabalhos sobre o tema "Planetas". Algumas vezes estiveram na Biblioteca Escolar para pesquisar e encontrar a informação necessária. Os trabalhos estão em exposição na BE.


segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Concurso de Identificação de Espécies - 7ª semana

Solução da semana anterior
Nome comum: GARÇA-REAL
Nome científico: ARDEA CINEREA
~~~
Pontuações obtidas até ao momento
A nossa concorrente cibernauta, Giselia Caldeira, continua a acumular pontos. Tem, até à data, 40 pontos!
~~~
Nova espécie para identificar
(até sexta-feira)
Fotografia cedida por: Filipe Caetano

domingo, 13 de dezembro de 2009

Histórias de Natal à distância de um clique

O blogue "Preparando o Natal" tem muitas, muitas histórias. Aconselha-se uma visita a este sítio tão rico e fica o link na secção "Leituras", ali na barra lateral do nosso blogue. ------------------>
Porque é mesmo interessante!

sábado, 12 de dezembro de 2009

TANGRAM

O Tangram é um jogo antigo oriental constituído por sete peças (também conhecidas por tans): 5 triângulos de tamanhos diferentes, 1 quadrado e 1 paralelogramo. O objectivo deste jogo é conseguir fazer uma determinada forma, usando as sete peças.
Ainda hoje o Tangram é muito utilizado um pouco por todo o mundo, especialmente por professores no ensino da geometria.
Aqui na Escola, os professores de Matemática elaboraram para a Biblioteca Escolar o que se vê na foto: 2 caixas de Tangram, uma com 160 figuras diferentes e a outra com as respectivas soluções.
Quem quiser jogar só tem de pedir as caixas no balcão de atendimento da BE. Ou então... jogar o Tangram informático disponível em todos os computadores da BE.
Há ainda páginas na Internet onde se pode jogar Tangram, usando o teclado do computador. Deixamos dois exemplos:
~~~
~~~
~~~
Podem começar a praticar desde já porque vamos ter um concurso!
~~~

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Entrega do prémio... Muitas prendas!

Dizíamos há dias que, em breve, receberíamos muitas prendas. Foi hoje o dia! Deslocámo-nos até ao Modelo de Portalegre para receber o prémio do concurso "Pilhas de livros", uma iniciativa das lojas Modelo, do Plano Nacional de Leitura e da Sociedade Gestora de Resíduos de Pilhas e Acumuladores.
As duas caixas azuis, que nas fotografias parecem leves mas estão na realidade bem cheias de livros, foram-nos entregues no Modelo por António Rato (Director de Loja) e Elsa Aragonez (Chefe de Caixas).
Os sorrisos das professoras Paula Morgado e Fernanda Fernandes são prova da grande alegria que sentimos ao trazer para a Biblioteca Escolar muitos livros novos do Plano Nacional de Leitura. Obrigada às entidades envolvidas neste concurso e a todos os alunos, professores e funcionários que colaboraram na recolha de pilhas usadas.
Os livros estarão muito em breve nas estantes da Biblioteca Escolar!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Poema do Mês - Dezembro

Hoje é dia de Natal
~~~
Hoje é dia de Natal
Mas o Menino Jesus
Nem sequer tem uma cama,
Dorme na palha onde o pus.
~~~
Recebi cinco brinquedos
Mais um casaco comprido.
Pobre Menino Jesus,
Faz anos e está despido.
(...)
~~~
Os reis de longe lhe trazem
Tesouros, incenso e mirra.
Se me dessem tais presentes,
Fazia uma birra.
~~~
Às escondidas de todos
Vou pegar-lhe pela mão
E sentá-lo no meu colo
Para ver televisão.
~~~
Poema de Luísa Ducla Soares, escolhido por Marco Santos (7º ano)

domingo, 6 de dezembro de 2009

Concurso "Uma Aventura... Literária 2010"

~~~
A Editorial Caminho promove, mais uma vez, este concurso em que a Escola tem vindo a participar. O regulamento está disponível no site "Uma aventura", no separador "concurso".
~~~
Há cinco modalidades para concorrer e muitos prémios para ganhar!
~~~

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Novos recursos PTE

A Escola recebeu hoje 3 quadros interactivos do Plano Tecnológico da Educação. Uma destas excelentes ferramentas pedagógicas ficou já instalada na Biblioteca Escolar, aumentando-se assim o número de recursos que oferecemos à comunidade educativa. Vislumbra-se o desenvolvimento de muitas actividades inovadoras! Como se pode ver na imagem, a Nádia (auxiliar da BE) e o professor Gonçalo (elemento da equipa da BE) já experimentaram e ambos reconheceram o valor deste aparelho.

Também o professor Jorge (docente de Matemática) e os alunos do 7º ano, que estavam a desenvolver trabalhos de pesquisa na BE, fizeram questão de começar a descobrir as potencialidades da caneta electrónica e software educativo do quadro.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

As docentes de EMRC, Apoios Educativos, Expressões de 1º ciclo e 1º ano, juntamente com a Coordenadora da BE, organizaram actividades para assinalar esta data.


quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Concurso de Identificação de Espécies - 6ª semana

Solução da semana anterior
~~~
Pontuações obtidas até ao momento

Foi com muita satisfação que encontrámos, entre os boletins de concurso da semana passada, os nomes de mais 3 alunos do 1º ciclo: Liliana (2º ano), Leonor e Tiago (3º ano). Parabéns por terem folheado a enciclopédia dos animais até encontrarem as joaninhas e... continuem a participar!
Foi também com grande agrado que voltámos a receber por email a participação de Giselia Caldeira, encarregada de educação de uma das nossas alunas do 3º ciclo. A Giselia acumulou até à data 30 pontos!
~~~
Nova espécie para identificar
(até quarta-feira)

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Giggle

Já está pronta a nova edição digital da revista Giggle. Esta revista selecciona todos os meses boas ideias para os pré-adolescentes e suas famílias. Passatempos, música, desporto, moda, festas, notícias, passeios, restaurantes, cinemas, teatros, lojas... Está tudo na Giggle, novidades fresquinhas na última sexta-feira de cada mês. E para aceder à revista é como habitualmente, clicando no título que disponibilizamos na barra lateral do blogue, secção "Leituras".

A revista Giggle para pré-adolescentes divulga este mês, entre outras obras, um livro muito bonito. A versão pop-up do tão conhecido "Principezinho", que tivemos na nossa feira do livro e que se vendeu num instantinho. A Giggle divulga também um vídeo sobre esta belíssima edição em pop-up e deixamo-lo aqui para que possam apreciar a beleza deste "Principezinho" inovador. Vale a pena ver!