sexta-feira, 30 de julho de 2010

Um book trailer caseiro

Durante o ano lectivo, na Biblioteca Escolar, apresentámos o livro "Onda" aos alunos do 6º ano e fizemos uma proposta: fazer com os docentes de EVT e AP (Carla Pacheco e Filipe Martins), nessas aulas, álbuns ilustrados ao estilo de Suzy Lee, a ilustradora de "Onda". Hoje folheámos um dos trabalhos conseguidos, oferecidos à BE, e arranjámos uma espécie de book trailer para mostrar. "O Ciclo das Árvores" é o álbum ilustrado que a Maria Fernandes fez.

sábado, 24 de julho de 2010

Giggle Tweens nº 33

Este mês a revista Giggle tem várias dicas para te divertires à séria enquanto ajudas a salvar o planeta Terra no "Especial Eco". O "Especial Vamos Fazer Reciclagem" ensina-te a ganhar uns trocos para as férias com cenas mega espectaculares. E o "Especial Férias de Verão" está cheio de jogos para que as tuas idas à praia sejam uma verdadeira diversão. Como já é habitual, também há música, entrevistas, moda, sugestões e passatempos para um óptimo Verão na companhia da Giggle.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Oferta da CERCICA

A CERCICA (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais) juntou-se às editoras que já deram o seu contributo para o projecto de leitura que tencionamos desenvolver no próximo ano lectivo. A oferta foi generosa, como se pode ver pelas capas dos livros e número de exemplares doados.
2 exemplares, cada um com DVD interactivo em formato acessível a crianças com Necessidades Educativas Especiais

Adaptação em símbolos pictográficos para a comunicação - 2 exemplares

2 exemplares, cada um com DVD interactivo em formato acessível a crianças com Necessidades Educativas Especiais

2 exemplares, cada um com DVD interactivo em formato acessível a crianças com Necessidades Educativas Especiais
~~~

Os nossos agradecimentos à CERCICA por tão pronta e generosamente ter respondido ao apelo feito pela Biblioteca Escolar.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

O Velho e o Mar

the old man and the sea from hüseyin on Vimeo.

"Era um velho que pescava sozinho num esquife na Corrente do Golfo, e saíra havia já por oitenta e quatro dias sem apanhar um peixe."

Ernest Hemingway

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Uma surpresa pela manhã

No seguimento do pedido de colaboração que enviámos para muitas editoras, recebemos hoje mais dois pacotes. Abrimos e sorrimos. Desta vez os nossos mais sentidos agradecimentos vão direitinhos para a editora Planeta Tangerina e para o Grupo Leya (que enviou livros ASA e Gailivro).










terça-feira, 6 de julho de 2010

Prontos para ler

O concurso "Uma Aventura... Literária", proposta da Editorial Caminho a propósito da colecção "Uma Aventura", é anual. Todos os anos, aqui na Escola, os alunos do 2º ciclo inspiram-se nas obras de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada para preparar a sua participação. A professora Fernanda Fernandes entrega à Biblioteca Escolar o cheque que cada estabelecimento de ensino recebe por participar no concurso e a professora bibliotecária adquire um ou dois livros com essa verba. Este ano a escolha recaiu sobre estas obras da escritora Ana Saldanha.
Sinopse: A Carla bem tenta confessar o que a preocupa, mas ninguém parece querer ouvi-la ou compreender o que diz. Pelo menos, pode contar com o Miguel, o namorado. Ou será que não?
Quando já está desesperada, a sua avó adivinha o que anda a preocupá-la.
Sinopse: Uma menina gorda chamada Dulce, que gosta de gatos e tem pais divertidos. E tudo se passa ao longo de uma manhã de aulas.

Deixamos o nosso agradecimento à professora Fernanda Fernandes e aos alunos do 2º ciclo, aproveitamos ainda para divulgar que estes dois livros já estão na BE.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Ofertas para a Biblioteca Escolar

Na semana passada enviámos para muitas editoras um projecto de leitura que tencionamos pôr em prática no próximo ano lectivo. Solicitámos colaboração pelo simples acto de doar um livro à nossa Biblioteca Escolar. E já recebemos respostas!
Da Bertrand Livreiros recebemos um delicioso dicionário. Muito obrigada!
Da Booksmile recebemos dois livros cheios de castelos assombrados, fantasmas, lobisomens, monstros e múmias. Muito obrigada!
Os pequenos leitores de hoje são os grandes leitores de amanhã...

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Lince - Conversor Ortográfico


Foi lançado pelo Ministério da Cultura o Lince, conversor para a nova ortografia, produzido por uma equipa do Instituto de Linguística Teórica e Computacional, sob a orientação da Prof. Doutora Margarita Correia. É uma ferramenta gratuita que permite converter documentos inteiros à velocidade da luz, de acordo com o acordo ortográfico.

Está disponível no Portal da Língua Portuguesa e ficará, aqui no blogue, na secção "Para Aprender" da barra lateral direita.

Passeio de Caravela

Foi em Maio que os alunos do 8º ano passearam de Caravela no Tejo, actividade promovida pelo Departamento Curricular de Ciências Sociais e Humanas. A Ana Carolina e a Filipa fotografaram alguns dos momentos que viveram e cederam a apresentação PowerPoint para publicação no blogue.