segunda-feira, 31 de maio de 2010

Já estão... "na parede"

Foram avaliados por um júri, estiveram em exposição na Casa da Cultura de Marvão e amanhã, porque se comemora o Dia da Criança, estarão expostos na Escola, no corredor em frente da Biblioteca Escolar. A que nos referimos? Às ilustrações que os alunos de 2º e 1º ciclos fizeram a propósito dos Direitos da Criança. E é um conjunto bastante interessante!

Da teoria à prática

Hoje foi assim...
Na semana passada, os alunos de 5º e 6º anos estiveram na Biblioteca Escolar para, com o professor Gonçalo Faria (elemento da equipa da BE), aprenderem a elaborar uma apresentação PowerPoint. Foi uma sessão de formação teórica, mas hoje passámos à prática. Cada aluno do 5º ano ocupou um computador e fez uma pequena apresentação ppt; em três ou quatro diapositivos, os alunos inseriram texto e imagens, deu-se animação e gravou-se a narração. A preferência dos alunos foi, obviamente, para a gravação da sua própria voz e associação do som produzido ao diapositivo criado.

No final desta sessão prática os alunos receberam o guião que o professor Gonçalo Faria preparou. Desta forma, não serão esquecidos os procedimentos correctos para elaborar apresentações PowerPoint e os alunos poderão até treinar em casa e trabalhar autonomamente.

Amanhã serão os alunos do 6º ano a receber esta formação prática na BE.

domingo, 30 de maio de 2010

Giggle para filhos e pais - Junho

A edição de Junho da revista para pais apresenta ideias úteis para organizar as malas e sugere a preparação cautelosa de uma farmácia portátil para as férias. Dá dicas bem jeitosas sobre jogos e locais ideais para ir a banhos, relembra os cuidados a ter com o sol e ainda oferece deliciosas receitas de saladas e refrescos. Está tudo online e basta clicar na imagem!
A revista para os mais novos dedica algumas páginas a Justin Bieber, desvenda curiosidades sobre a França e os franceses e dá dicas de moda. Ensina a fazer copos luminosos e apresenta um interessante artigo sobre os quatro estados da matéria (sólido, líquido, gasoso e plasma). Claro que não podia faltar o horóscopo, que podes consultar já se clicares sobre a capa da revista!

Concurso de Identificação de Espécies - 25ª semana

E aqui está ela, a 25ª espécie residente no Parque Natural da Serra de São Mamede. Quais os nomes comum e científico deste delicado insecto? Estamos a duas semanas do final deste concurso!


quarta-feira, 26 de maio de 2010

"Um Leitor é um Sonhador" - Final de 4º, 5º e 6º anos

A Direcção Regional de Educação do Alentejo recebeu hoje os muitos alunos de 4º, 5º e 6º anos que, desde Março, se empenharam para a participação no concurso "Um Leitor é Um Sonhador". Esta final decorreu nos mesmos moldes da final de 12 de Maio, sendo de destacar no dia de hoje a presença do Sr. Comissário do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral.A EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado teve como digníssimos representantes o João Pedro, o Diogo e a Lídia. Parabéns pela motivação e pela alegria que demonstraram ao longo de todo este dia. Uma experiência a guardar na caixinha das boas recordações...

Registámos em filme as três leituras!

A leitura do João Pedro

A leitura do Diogo

A leitura da Lídia

terça-feira, 25 de maio de 2010

Dia da Criança de Marvão

É já no dia 1 de Junho que todos os alunos do ensino pré-escolar, 1º e 2º ciclos do Concelho de Marvão irão comemorar o Dia da Criança no Centro de Lazer da Portagem. Como habitualmente, serão muitas e bem divertidas as actividades proporcionadas pela Câmara de Marvão. E é com muita satisfação que divulgamos o autor da ilustração elaborada para o cartaz oficial do Município de Marvão e para as t-shirts que todos os alunos e professores do Concelho de Marvão vestirão nesse dia... Não adivinham?
A Nádia Mimoso, assistente operacional da Biblioteca Escolar, aceitou o desafio do Município de Marvão e preparou a ilustração, é a autora do trabalho! Parabéns, Nádia! Está muito bonito!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Leitura... no Oceanário

Já aqui escrevemos sobre o livro "O Tubarão na Banheira" e também escrevemos sobre o seu autor, David Machado, que no ano passado fomos conhecer na Casa da Cultura de Marvão depois de termos lido duas das suas obras. Hoje, no Facebook, descobrimos que esteve no Oceanário a ler "O Tubarão na Banheira". E porque gostamos muito deste livro e a leitura tem sempre um gostinho especial quando é feita pelo autor da história, publicamos os vídeos que o escritor disponibilizou no YouTube. Divirtam-se a ver e a ouvir!




Elaborar uma apresentação PowerPoint

Por proposta da equipa da Biblioteca Escolar, os alunos do 5º ano estiveram hoje na BE, acompanhados pela sua directora de turma, para aprenderem a elaborar correctamente uma apresentação PowerPoint.
O professor Gonçalo Faria (elemento da equipa da biblioteca) utilizou o quadro interactivo para mostrar como se cria um documento ppt, como se introduz texto, imagens ou sons, animação em cada diapositivo e narração. Falou das cores, tamanho das letras e quantidade equilibrada de texto. No final, os alunos colocaram algumas questões e ficou combinado que na próxima semana voltarão à biblioteca para prepararem uma apresentação PowerPoint de acordo com o que hoje aprenderam. Terminada esta "formação em duas sessões" receberão um guião, elaborado pelo professor Gonçalo, para poderem continuar a criar documentos ppt autonomamente.
Também os alunos do sexto ano terão amanhã, e na próxima semana, a mesma actividade na biblioteca escolar.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

"Portugal Animal"

Em véspera de assinalar o Dia Mundial da Biodiversidade, sugerimos a leitura de um dossiê publicado na edição desta semana da revista Visão. Neste "Portugal Animal" encontramos 12 das espécies autóctones mais importantes do país, ficamos a conhecer os perigos que correm e os locais onde podem ser observados estes animais. Para conhecer a águia-real, o abutre-negro, o flamingo, a cegonha-preta, a abetarda, o lobo-ibérico, a lontra, o morcego, a salamandra-lusitânica, o lagarto-d´água, o cachalote e o lobo-marinho basta ir à Biblioteca Escolar e consultar a revista Visão nas páginas 94 a 103.

No sítio da Visão encontramos ainda uma infografia interactiva com estas 12 espécies. À distância de um "clique"...

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Catástrofes Naturais - Exposição

Entre os dias 21 e 28 de Maio estarão expostos na Biblioteca Escolar os trabalhos que os alunos de 9º ano elaboraram na disciplina de Geografia sob a orientação da professora Ana Narciso. O tema "Catástrofes Naturais" deu origem a criativas maquetas e cartazes com muitas informações. Fizemos a "reportagem fotográfica" para que possam dar uma espreitadela aos deliciosos pormenores dos trabalhos.

Também os alunos do 8º ano trabalharam para dar o seu contributo a esta exposição. Assim, durante os dias já referidos, passarão na Biblioteca Escolar as apresentações PowerPoint que elaboram em Formação Cívica, com o professor Vitor Agostinho, sobre o tema "Alterações Climáticas". Publicamos também uma das apresentações ppt e convidamos desde já toda a comunidade escolar a visitar a exposição.

Actividades extra-curriculares de Inglês

Ao longo do ano lectivo, algumas actividades extra-curriculares de Inglês foram desenvolvidas na Biblioteca Escolar. O professor Gonçalo, responsável por estas aulas, solicitou o espaço da BE para explorar com os alunos de 1º, 2º, 3º e 4º anos filmes adequados ao ensino da língua inglesa nestas faixas etárias.
Hoje decorreu mais uma destas actividades na BE. Os alunos de 2º e 3º anos assistiram a um filme inteiramente falado em inglês e trabalharam a oralidade desta língua com o docente responsável.

Que resultados?

À actividade de debate em torno das touradas seguiu-se um referendo e os resultados já são conhecidos:

quarta-feira, 19 de maio de 2010

domingo, 16 de maio de 2010

Concurso de Identificação de Espécies - 23ª semana

Estamos perto do final do ano lectivo e perto do final deste concurso. As pontuações dos nossos concorrentes são as que se seguem, havendo a referir que Maria Silva, a concorrente cibernauta, já atingiu os 85 pontos.
Até quarta-feira é esta a espécie para identificar. Que pássaro será? Quem sabe? Quais os seus nomes comum e científico?

sexta-feira, 14 de maio de 2010

O Grupo de Alfabetização e a Literacia Tecnológica

Na quarta-feira passada, 12 de Maio, dia em que a Professora Bibliotecária acompanhou alguns alunos da Escola a Évora para a final do concurso de leitura "Um Leitor é um Sonhador", a Biblioteca Escolar não parou. Nesse mesmo dia, por solicitação da professora Ana Cristina Almeida, a BE recebeu os alunos do Grupo de Alfabetização para uma actividade de Língua Portuguesa e... Literacia Tecnológica.
As alunas deste grupo ocuparam os computadores para responder às questões de uma ficha de Língua Portuguesa elaborada pela professora Ana Cristina Almeida. A Nádia Mimoso, Assistente Operacional da Biblioteca Escolar, auxiliou a docente durante toda a actividade e fez a "reportagem fotográfica".

Terminada a tarefa, as alunas, a professora e a Nádia Mimoso foram até ao refeitório saborear um lanche oferecido pela Comissão Administrativa Provisória.

Foi, certamente, um dia diferente, agradável e enriquecedor!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

"Um Leitor é um Sonhador" - Final de 1º, 2º e 3º anos

Decorreu hoje, no auditório da Direcção Regional de Educação, em Évora, a final do Concurso "Um Leitor é Um Sonhador". Muitas escolas do Alentejo fizeram-se representar nesta iniciativa por alunos de 1º, 2º e 3º anos. Da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado estiveram o João Pedro (1º ano), a Joana (2º ano) e o Tiago (3º ano). Representaram a Escola com grande empenho e alegria e ganharam muitas recordações felizes, mais gosto pela leitura e vontade de repetir a experiência. Foi um dia bom!





A apresentação dos concorrentes ficou a cargo de Fátima Bonzinho e Maria Mário (DREA), enquanto Ilda Coelho (Professora Bibliotecária numa das escolas de Évora e elemento do júri) enriqueceu o concurso com a leitura dos textos "O Limpa-Palavras" e "O Brincador" de Álvaro Magalhães. Ao júri coube a dificílima tarefa de encontrar vencedores entre tantos vencedores...

A leitura do João Pedro

A leitura da Joana

A leitura do Tiago

No dia 26 de Maio será a final para os alunos de 4º, 5º e 6º anos. Lá estarão, em Évora, os alunos João Pedro, Diogo e Lídia para representar a Escola e viver um dia cheio de experiências diferentes e divertidas.

Concurso de Flauta de Bisel da DREAlentejo


O 2º Concurso de Flauta de Bisel da DREAlentejo realizou-se entre os dias 26 e 29 de Abril de 2010, no Auditório das instalações da Direcção Regional de Educação do Alentejo, em Évora.

Este concurso destinou-se a todos os alunos do 1º ciclo inscritos nas Áreas de Enriquecimento Curricular (Música) e aos alunos do 2º ciclo, 5º e 6º anos.

A edição deste ano contou com a participação de cerca de 110 alunos de diversas escolas do Alentejo e a EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado foi representada por três alunos do 6º ano: a Daniela Caldeira, a Maria do Céu Fernandes e o Tiago Galiza.
É com muita satisfação que divulgamos o 1º prémio obtido neste concurso pela Maria do Céu Fernandes. Parabéns à Maria e ao professor de Educação Musical, Nuno Rufino!
A entrega dos prémios aos três primeiros classificados de cada nível irá efectuar-se no 2º Festival de Escolas do Alentejo, que se realiza no próximo dia 29 de Maio de 2010, no Coliseu José Rondão de Almeida, em Elvas.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Novas leituras



Chegaram hoje à BE.

Boas leituras!!!

Concurso de ilustração: os vencedores!

Entregámos hoje, na Biblioteca Escolar, os prémios do concurso de ilustração sobre o tema "Direitos das Crianças". T-shirts, canetas, arquivos de cds e porta-lápis foram as prendas que a Rede de Bibliotecas Escolares disponibilizou para oferecer aos alunos Catarina Van Krieken, Luís Barradas e João Pedro Magro (1º ciclo) e Rodrigo Costa, Hugo Madeira e Deolinda Martins (2º ciclo). Parabéns aos vencedores!
Todos os trabalhos elaborados para o concurso já referido foram avaliados pelas professoras Paula Morgado e Cátia Rodrigues (Biblioteca Escolar), por Catarina Machado (Casa da Cultura de Marvão) e por Hernani Sarnadas (Associação de Pais). O conjunto de ilustrações esteve exposto na Casa da Cultura de Marvão durante a segunda quinzena de Março e será exposto na Escola no Dia da Criança, 1 de Junho.

domingo, 9 de maio de 2010

Touradas em DEBATE

Na quinta-feira passada, após o almoço, o refeitório transformou-se para receber todos os alunos de 2º e 3º ciclos. Por proposta e organização das professoras Ana Narciso e Elisabete Escudeiro, docentes de Geografia e Matemática respectivamente, teve lugar um debate sobre uma tradição que tem sido muito discutida nos últimos anos. Falou-se sobre touradas.
Para preparar este debate, e tendo em consideração que existe em Santo António das Areias a prática das touradas, as turmas de 8º e 9º anos elaboraram questionários e fizeram uma sondagem para saber a percentagem de apoiantes e não apoiantes. Os dados foram tratados na disciplina de Matemática, através da estatística. Também com o objectivo de preparar o debate, as duas turmas fizeram pesquisa sobre as touradas e recolheram os argumentos que defendem e os que reprovam esta tradição.
Duas alunas do 8º ano começaram por defender a prática das touradas através de uma apresentação PowerPoint que elaboraram com este propósito.


Em seguida, duas alunas do 9º ano exploraram a apresentação PowerPoint que elaboraram para contestar a tradição das touradas.


Seguiu-se o debate. O moderador foi o professor Jorge Mira, docente de Matemática na Escola.
O painel de defensores das touradas contou com o professor Vitor Agostinho, docente de História, e os alunos Carlos Bernardo e Guilherme Silva, do 8º ano.
Contra a tradição das touradas estiveram os professores Ana Narciso e Gonçalo, docentes de Geografia e Inglês, e o aluno Danilo Felício, do 9º ano.
Foi uma actividade muito participada, que no dia seguinte deu origem a um referendo na Escola: "As touradas devem continuar?". Na próxima semana, depois de feito o tratamento estatístico dos dados obtidos antes e após o debate, saberemos quantas pessoas mantiveram ou mudaram a sua posição no que respeita à tradição das touradas.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Concurso de Identificação de Espécies - 22ª semana

Quais serão os nomes comum e científico deste insecto? É a nova espécie do concurso de identificação que já vai na 22ª semana. As participações deverão ser entregues na BE até à próxima quarta-feira.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

ECOLITERACIA

... na 4ª sessão do Clube dos Cientistas

Por decorrer em simultâneo uma prova de Desporto Escolar, o nosso Clube hoje contou apenas com quatro dos seus jovens cientistas, a Madalena, a Paula, a Laura e o Filipe. Aceitaram a proposta das professoras Adriana Rosa e Paula Morgado e começaram por assistir ao documentário "A 11ª Hora", produzido e narrado por Leonardo DiCaprio. Conceitos como "colapso ecológico global", "futuro sustentável" e "ecoliteracia" foram abordados por Mikhail Gorbachev, o brilhante Stephen Hawking, William McDonough e outras personalidades.

A fase seguinte desta sessão do Clube dos Cientistas foi responder ao guião elaborado pela professora Adriana Rosa. Os quatro cientistas fizeram uma reflexão conjunta sobre cada questão, ajudados pelas professoras Paula Morgado e Adriana Rosa.


Deixamos aqui no blogue as palavras de um dos vários intervenientes no documentário "A 11ª Hora":
"E se optarmos por nos erradicar desta Terra por qualquer meio? A Terra não vai a lado nenhum. E, com o tempo, regenerar-se-á e todos os lagos voltarão a ficar imaculados. Os rios, as águas, as montanhas, tudo voltará a ficar verde. Haverá tranquilidade. Pode não haver pessoas, mas a Terra regenerar-se-á. E sabem porquê? Porque a Terra tem todo o tempo do mundo e nós não. Portanto, acho que é aqui que estamos, neste momento."

Oren Lyons
(Líder espiritual, Nação Onondaga)

terça-feira, 4 de maio de 2010

"Um Leitor é um Sonhador" - 2ª eliminatória

Terminámos a 2ª eliminatória do concurso "Um Leitor é Um Sonhador". E não foi nada fácil seleccionar um único representante para cada ano de escolaridade da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado.
Porque todos os alunos leram tão bem nesta fase do concurso de leitura proposto pela DREA, a Nádia Mimoso (assistente operacional da BE) ofereceu a cada um deles um miminho que preparou com o seu habitual bom gosto.
Um cão de cartolina com osso na boca e olhos irrequietos. Por baixo do osso escondia-se um delicioso chocolatinho.
Os alunos e alunas que representarão a Escola em Évora, nas finais agendadas para 12 e 26 de Maio, são os seguintes:
Parabéns a todos os finalistas! Será certamente uma experiência diferente e divertida, cheia de boas leituras!

domingo, 2 de maio de 2010

Poema do Mês - Maio


GLÓRIA

~~~

Depois do Inverno, morte figurada,

A Primavera, uma assunção de flores.

A vida

Renascida

E celebrada

Num festival de pétalas e cores.
~~~
Miguel Torga
Poema escolhido por:
Ana Reis
(Docente de EMRC)

sábado, 1 de maio de 2010

E aí está...

... a revista GIGGLE!
A edição que te é destinada desafia-te a entrar em grandes investigações! Podes, por exemplo, descobrir o que é a "Pegada Hídrica" e fazer uma viagem pelo espaço...
Para os teus pais a GIGGLE tem muitas sugestões de actividades a desenvolver em família durante as férias do Verão. É que já não falta muito tempo para o final do ano lectivo!

É muito fácil aceder a qualquer uma das revistas, basta apontar o cursor para o "Clica aqui!" ou procurar as ligações na barra lateral do blogue, secção "Leituras".