terça-feira, 19 de maio de 2009

"Um Leitor é um Sonhador" - Final de 1º e 2º ano

Saímos de Santo António das Areias às 7.30h. Custou um bocadinho acordar tão cedo, mas o entusiasmo era tanto! Estas aventuras são imperdíveis!
E para onde fomos é o que vocês querem saber... Fomos à final do concurso "Um Leitor é um Sonhador", que decorreu no Auditório da Direcção Regional de Educação do Alentejo, em Évora.
O Diogo e a Leonor (do 1º e 2º ano respectivamente) foram participar no concurso de leitura "Um Leitor é um Sonhador". E havia imensos meninos e meninas de muitas outras escolas. O nervosismo fez-se sentir em todos e alguns quiseram praticar um pouco mais a leitura do excerto preparado.

Os elementos do júri estiveram sempre bastante atentos e a tarefa de avaliar a leitura de tantos concorrentes foi extremamente difícil porque todos eles liam muito bem e todos mereciam ganhar. Na verdade já eram vencedores à partida, por terem chegado à final do concurso e por serem leitores tão empenhados. O empenho via-se nos rostos sorridentes e nos olhos brilhantes!

Durante a manhã foi o concurso do 1º ano. O nosso concorrente, o Diogo, portou-se bem, mesmo bem. Apesar de estar um bocadinho fragilizado devido a uma queda recente, fez uma leitura tão boa que o júri o escolheu como VENCEDOR DO 1º ANO!






A entrega dos prémios ao 1º ano foi feita ainda durante a manhã e a felicidade do Diogo contagiou quem estava à sua volta.

Mas que grande emoção!!!






Depois do almoço foi a final do concurso de leitura para o 2º ano. Chegou a vez da Leonor e a sua leitura foi belíssima. Tantas palavras seguidas começadas por "r" e por "p" e não se enganou uma única vez. Muito bem!

Terminadas as leituras do 2º ano, o júri disse o nome dos vencedores e entregou prendas a todos, um saquinho com livros engraçados e interessantes. Houve ainda tempo para uma surpresa preparada pela Direcção Regional de Educação do Alentejo, a actuação da Tuna Escolar "Os Tuninhas", um grupo de talentosos alunos do Agrupamento de Escolas nº 1 de Évora (Escola da Malagueira).

De regresso a casa, no carro, os dois concorrentes de Santo António das Areias folhearam e leram os livros ganhos no concurso. Cheios de entusiasmo e alegria nem deram pelo cansaço de um dia tão agitado.

Parabéns aos nossos dois alunos, Diogo e Leonor. Representaram tão bem a Escola que frequentam!

Gostámos muito de ir a Évora porque foi uma experiência diferente e bem animada, porque fomos muito bem recebidos na Direcção Regional de Educação do Alentejo e porque todos os outros professores e alunos eram simpáticos. E, claro, porque ler... é muito bom!

Obrigada ao Benvindo, o nosso motorista, e obrigada à Câmara Municipal de Marvão por nos ter disponibilizado o transporte.

5 comentários:

zira disse...

PARABÉNS!!! A todos os da iniciativa, em especial aos participantes e ainda em especial ao Diogo que ainda não deve ter superado a experiência que viveu nos últimos dias. Estão todos muito bem na "reportagem", e eu de coração "inchado" pelos laços afectivos... Estou orgulhosa. Não é mal confessar pois não?

Biblioteca Escolar disse...

Zira, não é mal confessar! É mesmo para ficarmos verdadeiramente inchados com a boa prestação do Diogo e da Leonor. :o)

O CanTinho disse...

Olá
Muitos parabéns aos dois espectaculares concorrentes.
Gostei muito de vos ver.

Portaram-se lindamente, muito bem!

Parabéns Diogo pelo teu primeiro lugar.

Muito bem Paula estás também de parabéns.

Bjs
Natália

Deia disse...

Catarina

Muitos e muitos parabéns! Leste muito bem, com muita calma. Estamos todos muito orgulhosos de ti.
Um grande beijinho com muito orgulho da

Tia Andreia

Deia disse...

Querida Catarina

Gostei muito de te ver a ler com tanta segurança! Já estás uma senhorinha muito linda e a ler muito bem.
Muitos parabéns e um grande beijinho da

Tia Andreia